Divulgada primeira imagem do filme sobre Assange
É através de Daniel Domscheit-Berg (Brühl), um dos primeiros apoiantes e colegas de Julian Assange (Cumberbatch), que 'O Quinto Estado' traça o inebriante começo do monstro informático WikiLeaks e o testemunha o seu culminar numa enxurrada de polémica e fugas de informação.
O projeto é financiado pela DreamWorks em parceria com a Participant Media. Esta vai ser a quinta colaboração entre as duas empresas, responsáveis por filmes como 'Lincoln', 'As Serviçais', 'O Menino de Cabul' e 'O Solista'.
Bill Condon, o realizador de 'Relatório Kiney', assume o papel de realizador na produção do argumento de Josh Singer, o guionista da série de TV, 'Fringe', e diz que "podem passar décadas antes de se compreender o impacto total do WikiLeaks e de como ele revolucionou a disseminação de informações".
"Este filme não vai reinvindicar qualquer autoridade sobre o assunto, ou fazer um julgamento final. Queremos explorar as complexidades e os desafios da transparência na era da informação e esperamos enriquecer as discussões que o WikiLeaks já provocou", continua o realizador num texto publicado no site oficial da Dreamworks.
'O Quinto Estado' estreia nos Estados Unidos a 15 de novembro de 2013.