Dissidente Fariñas detido durante algumas horas
"Fui detido na noite de terça-feira juntamente com oito companheiros quando nos dirigíamos a nossas casas, claramente porque pensavam que realizámos alguma operação", disse Guillermo Fariñas em declarações feitas por telefone à AFP. Fariñas adiantou que foi libertado na quarta-feira à noite "sem que, até ao momento, os serviços de segurança tenham explicado o motivo da detenção".
De acordo com o dissidente, durante o período em que esteve detido sentiu uma forte dor no peito e foi levado ao hospital local onde fez exames, regressando posteriormente à esquadra da polícia.
Fariñas, 48 anos, recebeu o prémio Sakharov 2010 do Parlamento Europeu para a Liberdade de Pensamento.
Em 2010, esteve 135 dias em greve de fome para obter a libertação dos presos políticos detidos desde 2003, por delito de opinião, em Cuba.