Direitos da Taça de Honra custaram 285 mil euros
Os direitos dos jogos da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa foram vendidos, avança o Jornal de Notícias, por 285 mil euros à empresa Groundvalue.
Esta, por sua vez, comercializou os direitos de transmissão televisiva com a RTP, que tem vindo a exibir a prova ao longo do fim-de-semana: a primeira meia-final, entre o Belenenses e o Estoril foi transmitida na RTP Informação, enquanto o Benfica-Sporting passou, à noite, na RTP1.
A receita voltou a repetir-se no domingo: a final passou no primeiro canal, enquanto o jogo para apuramento dos terceiro e quarto lugares foi relegado para o cabo. O valor do negócio final entre a empresa detentora dos direiros e a estação pública não foi divulgado pelo JN.
Certo é que o jogo que a RTP1 exibiu na noite de sábado, no qual o Sporting saiu vencedor, não ultrapassou a fasquia do milhão de espectadores. O jogo não bateu o Big Brother VIP (TVI) e registou 24,4% de share.
O facto de a RTP ter gasto dinheiro e estar a exibir um torneio promovido pela Associação de Futebol de Lisboa está a ser criticado por outras associações de futebol do país, entre as quais a do Porto (AFP), a maior de Portugal. Lourenço Pinto, o presidente da AFP, estranhou o negocio, em declarações ao JN deste domingo: "Se alguém se aventurasse a ir à RTP pedir para patrocinar uma prova da AFP, a resposta será negativa, porque o poder está concentrado em Lisboa", disse, acrescentando que a capital "é um eucalipto com raizes profundas que mata tudo o que está à volta dela".