Diplomacia do Irão prepara ofensiva na região do Golfo
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, vai viajar na próxima semana por vários países do golfo Pérsico numa ofensiva diplomática que visa reforçar a cooperação e dissipar mal-entendidos entre os governos da região, muçulmanos sunitas, e o regime islâmico xiita de Teerão.
O anúncio foi feito pela porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Marzieh Afkham, que indicou ser uma prioridade para o Irão a melhoria das relações com os Estados vizinhos, agora que foi concluído um acordo sobre o programa nuclear e estão em vias de ser levantadas as sanções. Algumas monarquias do Golfo responsabilizam Teerão por processos de desestabilização interna e a Arábia Saudita acusa o regime iraniano de apoiar as milícias houthi no Iémen e de envolver-se indevidamente nas questões respeitantes ao mundo árabe.
A anteceder a viagem e a coincidir com o fim do Ramadão, o mês sagrado do islão, Javad Zarif divulgou uma mensagem dirigida aos países árabes e muçulmanos em que advoga o reforço da cooperação regional e internacional.