Estas notícias de 1 de Abril são verdade ou mentira?
National Geographic vai acabar com as fotos de animais nus
O canal de televisão National Geographic afirmou que deixará de publicar fotografias de animais sem roupa - o objetivo é não apresentar imagens degradantes para os animais. Assim, no futuro, o canal promete partilhar apenas as imagens em que estes estejam vestidos.
Veredito: Claro que é mentira. Mas ainda pode apreciar algumas fotos de cães e gatos, muito bem vestidos, criadas pelo fotógrafo Harry Whittier Frees no início do século passado.
Já ouviu falar da Rosa Vermelha, a irmã da Branca de Neve?
Rosa Vermelha, a irmã da Branca de Neve, será a protagonista do novo filme da Disney, que terá um elenco de atores reais. A personagem não é muito conhecida e só os mais atentos a poderão reconhecer através do filme dos irmãos Grimm.
Veredito: Verdade. A informação foi adiantada ontem pelo site The Hollywood Reporter.
PSP anuncia que sai do Facebook
"Caros seguidores, o nosso tempo no Facebook chegou ao fim. Obrigado por nos tornarem uma das páginas mais seguidas no mundo, no âmbito das instituições públicas. Informações sobre novos crimes, localização de radares, dicas de segurança, programas e campanhas da PSP e outras informações úteis, dirijam-se à esquadra mais próxima". Foi esta a mensagem que a PSP colocou à meia-noite no Facebook.
Veredito: Obviamente que se trata de uma partida do 1.º de abril. Entretanto, a própria PSP já o reconheceu na mesma rede social.
Revolta obriga Google a cancelar partida
A Google fez uma partida que correu muito mal e segundo o Guardian até já causou um despedimento. A empresa incluiu um botão no e-mail, o Gmail Mic Drop, que permitia enviar uma imagem de um "minion" e ao mesmo tempo deixar de receber respostas daquela pessoa. Mas vários utilizadores que carregaram inadvertidamente no botão acharam que a partida não tinha piada.
Veredito: A partida da Google, as reações e o final precoce da brincadeira - é tudo verdade. A Google já pediu desculpa.
Escritora J.K. Rowling juntou-se à Resistência Escocesa
A autora da saga Harry Potter juntou-se à Resistência Escocesa. Foi o grupo nacionalista escocês que anunciou o improvável apoio da escritora inglesa, nascida no sul da Inglaterra, à causa da independência e o lançamento de um livro chamado "The Fall of the House of Westmonster". E há provas documentais: uma fotografia da escritora inglesa vestida com uma t-shirt do grupo nacionalista escocês.
Veredito: A Resistência Escocesa, um pequeno movimento, revelou sentido de humor, já que no passado criticou a escritora por esta ter dito que o grupo a fazia rir e que ia comprar t-shirts para oferecer aos amigos. A escritora adorou a brincadeira e respondeu com a foto, mas é apenas isso já que antes do referendo esta se deu ao trabalho de publicar uma declaração em que dizia que seria "um erro histórico" a Escócia tornar-se independente.
Família real britânica planeia intervenção para travar Brexit
Segundo o The Guardian, a família real britânica estará disposta a provocar uma crise constitucional para evitar a saída do Reino Unido da União Europeia após o referendo de 23 de junho. Assinada apenas pel'O Nosso Correspondente Real, a notícia garante que caberá ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, ser o rosto deste movimento de revolta real. Afinal, a monarca parece disposta a tudo para evitar que Nicola Sturgeon, a primeira-ministra escocesa, se apodere do castelo de Balmoral.
Veredito: Só pode ser mentira. Aos quase 90 anos, Isabel II tem demasiada experiência - e bom senso - para provocar uma crise como esta.
Apelo ao boicote ao Dia das Mentiras na China
O Dia das Mentiras "contraria valores fundamentais do socialismo", adverte a agência oficial chinesa Xinhua, apelando aos cidadãos do país para que evitem brincadeiras por esta altura. "Esperamos que não divulgues, propagues ou passes rumores", aconselha a Xinhua, através da sua conta oficial na rede social Weibo, o Twitter chinês, num 'post' que termina com um ícone de um rosto sorridente.
Veredito: A notícia é da agência Lusa e nós acreditamos. Mas a advertência, diz a Lusa, foi recebida com sarcasmo por muitos internautas chineses, com alguns comentários a apontar que o comentário da Xinhua é já de si uma brincadeira
Estações de metro de Paris rebatizadas
A empresa que gere o metro de Paris deu um novo nome a 13 estações. Quem apanhou o metro esta manhã na estação da Opéra foi surpreendido com o placard que dizia Apéro; e quem esteve na estação Alexandre Dumas reparou que esta se transformou na estação Os Três Mosqueteiros; Parmentier, em homenagem a Antoine-Augustin Parmentier, promotor do cultivo de batatas em França, transformou-se na estação Pomme de Terre (que significa batata). E como o Telégrafo já não é muito utilizado, a estação com esse nome passou a chamar-se #Tweet.
No total foram 13 as estações de metro de Paris que foram rebatizadas pela RATP, que prova ter bastante humor e imaginação. A estação Quatre-Setptembre (4 de setembro em português) passaria a mudar de nome todos os dias: hoje foi a estação 1 de abril.
Piscina para nudistas em Paris
A rádio francesa RFI avança o arranque de uma iniciativa em Paris ao abrigo da qual todas as piscinas da cidade abrem as portas a nudistas às quintas-feiras entre as 18:00 e as 20:00. No site, a rádio faz uma reportagem numa das piscinas, na qual toca, como música de fundo, o tema Lambada, e onde os clientes habituais rapidamente despem as roupas depois de um dois copos de champanhe. A presidente da Câmara de Paris, presente na inauguração da iniciativa, respondeu aos jornalistas enrolada numa toalha, o que causou grande surpresa ao responsável daquela piscina.
Veredito: Não há grandes dúvidas, tendo em conta os pormenores de comédia que foram introduzidos no texto. Trata-se de uma mentira, bem patente na frase colocada no fim do texto: "A redação da rfi.fr deseja a todos os leitores um excelente 1.ª de abril".
Donald Trump faz anúncio bombástico sobre campanha
O pré-candidato republicano às presidenciais norte-americanas fez uma declaração em vídeo sobre a sua campanha, emitida ontem no programa de Jimmy Kimmel. Trata-se de um trabalho de edição feito pela equipa do programa, que consegue fazer crer que Donald Trump anuncia que toda a sua campanha foi uma partida do 1.º de abril. Vale a pena ver aqui.
Restauro de torre que gerou polémica é agora candidato a prémio
A obra de restauro do castelo Matrera, em Villamartín, Cádiz, Espanha, foi considerada um "desastre", um "remendo", foi até comparada ao restauro do Ecce Homo, efetuado por uma senhora de 81 anos, no Santuário de Nossa Senhora Misericórdia de Borja, também em Espanha. Mas, escreve o El País, agora é finalista dos prémios Architizer A+, atribuídos pela base de dados de projetos de arquitetura.
Veredito: Parece mentira do jornal espanhol, mas é mesmo verdade. No site do Architizer é possível consultar a lista de todos os nomeados e votar.
Ministro proíbe trabalhos para casa
A Visão Junior escreve hoje que o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, elaborou uma lei que proíbe qualquer professor de passar trabalhos para casa. "É um atentado à paz no seio das famílias. Os miúdos precisam de brincar. E os pais também", disse o governante citado pela revista.
Veredito: Era bom, era, dirão alguns pais e, de certeza, todos os miúdos. Mas é mentira.