Os portugueses escolheram as suas personalidades de topo no Desporto, no Humor, no Jornalismo e como Influencer. A edição da eleição Superbrands deste ano incluiu, pela primeira vez, a possibilidade de os consumidores identificarem as pessoas que mais se destacaram nestas quatro áreas e o resultado foi conhecido ontem: Ricardo Araújo Pereira foi eleito o humorista de excelência; Patrícia Mamona a desportista; Clara de Sousa a jornalista e Madalena Abecasis a influencer. Trata-se de um reconhecimento importante do trabalho destas personalidades, não apenas ao longo do último ano como de toda a sua carreira..Segundo a organização dos prémios, o objetivo da criação destas novas categorias foi "perceber, da mesma forma que quando o consumidor identifica as suas marcas de excelência, quais são as personalidades de topo em cada categoria"..A escolha realiza-se de forma independente. Os nomeados foram retirados do Estudo ao Consumidor da iniciativa - onde se realizam 1000 entrevistas a homens e mulheres - no qual foi pedido que identificassem personalidades nestas quatro áreas. Posteriormente, teve voto o Conselho Superbrands, composto por 16 personalidades ligadas ao marketing, publicidade e gestão de marcas, de grandes empresas nacionais, internacionais presentes em Portugal e de universidades. .Este é o processo de eleição de todas as Superbrands - conta com entrevistas realizadas entre os dias 26 de março e 23 de abril de 2021, tem uma margem de erro de +/-3,2% para um intervalo de Confiança de 95%..O resultado para 2021 (ver lista completa em baixo) divide-se em marcas de serviços ao consumidor ("Consumer") e marcas "Corporate" (grupos empresariais). .Na primeira categoria, o Diário de Notícias foi neste ano eleito marca Superbrand pelos consumidores. É o único jornal nacional a receber essa distinção - surgem na lista outros media, mas nenhum outro órgão da imprensa escrita. Desta forma, o DN é o único jornal que pode usar o título Superbrand..Nos 17 anos da iniciativa, de destacar ainda as marcas que têm mais de uma dezena de eleições nestes prémios, sendo que o DN surge também nesta lista (ver ao lado). Trata-se de um importante reconhecimento do valor da marca, uma vez que, segundo a descrição do prémio "Superbrands são produtos ou serviços de qualidade que oferecem um benefício claro e diferenciador, que cumprem as suas promessas, geram notoriedade, assumem uma personalidade e uma escala de valores definidos, permanecendo fiéis aos seus princípios"..DestaquedestaqueSuperbrands são produtos ou serviços de qualidade que oferecem um benefício claro e diferenciador, que cumprem as suas promessas, geram notoriedade, permanecendo fiéis aos seus princípios..Não existe, porém, uma forma única de uma marca ser Superbrand. Depende de vários fatores. Fundamental é que a marca consiga tornar-se algo a que seja conferido um significado único junto dos consumidores. "Deste modo, é importante perceber que a marca tem uma componente mais intangível, uma vez que a classificação que cada consumidor atribui varia consoante as sensações, as experiências e as perceções individuais. .Daqui decorre a necessidade de valorização da marca que expresse a sua convivência concorrencial, a diferenciação e a sua força no mercado", pode ler-se em comunicado da Superbrands, que já publicou case studies de mais de 14 600 marcas em 89 países. Desta experiência, prossegue a organização, é possível concluir: "Os denominadores comuns para se chegar à excelência são sempre os mesmos - um produto ou serviço de qualidade, que oferece benefícios, que cumpre as suas promessas, gera notoriedade"..AGEAS ALDI ALTICE AUCHAN BANCO MONTEPIO BPI BRANCA DE NEVE DIÁRIO DE NOTÍCIAS EDP ERA FIDELIDADE GALP LUSÍADAS SAÚDE MÉDIS MEO MERCEDES MULTICARE REMAX RFM RTP SAPO SPORT LISBOA E BENFICA SPORT TV TRANQUILIDADE.APCER DREAMMEDIA FIRMO ISQ LUSÍADAS SAÚDE NOVA SBE PHC TRIVALOR.Bimby Banco Montepio Cartuxa Continente CTT DIÁRIO DE NOTÍCIAS Branca de Neve EDP (eleita nas 17 edições) Médis Millennium BCP Remax RFM SL Benfica Vista Alegre