Diana Taurasi, a Jordan do básquete feminino bate recorde de pontos

A atleta de 35 anos chegou aos 7494 pontos e continua atrás de recordes. Na universidade já adivinhavam que ia ser a melhor de sempre
Publicado a
Atualizado a

7494 pontos. É este o novo recorde de pontos da WNBA. Diana Taurasi, de 35 anos, é a detentora, depois dos 14 apontados na derrota das Phoenix Mercury, na madrugada de segunda-feira, diante das LA Sparks, 90-54. Para o grande público pode ser uma desconhecida, mas, dizem os especialistas, estamos perante a Michael Jordan da história do basquetebol feminino.
Aliás, já nos seus tempos de basquetebol universitário era vista como uma futura Babe Ruth (símbolo do desporto norte-americano, concretamente no basebol, em que é considerado o melhor de sempre) pelo conceituado treinador italiano Geno Auriemma, da universidade UConn, onde venceu dois títulos antes de arriscar sair para a WNBA, em 2004 - escolhida pelas Phoenix Mercury, emblema que defende desde então, apesar da muita cobiça a que esteve sujeita nestes 13 anos.
"Vai ser a melhor de sempre deste desporto. Tem uma vantagem em relação a qualquer atleta do sexo feminino, pois a Diana joga como um homem, tem nível para uma equipa masculina. Penso que isso dá-lhe a tal vantagem, nunca treinei uma atleta como ela e sei que está já a mais na NCAA, não é uma liga suficientemente competitiva para as suas qualidades", salientou na altura Geno Auriemma.
E foi logo nesse seu primeiro ano na liga mais competitiva do basquetebol feminino que comprovou a sua mais-valia. Com apenas 22 anos, acabou o ano como a melhor rookie da temporada, apesar das Phoenix Mercury nem terem chegado aos playoff e acabou por ganhar a sua primeira medalha de ouro olímpica (venceu depois também os JO de 2008, 2012 e 2016).
Era apenas uma pequena amostra do que a jogadora natural da Califórnia tinha para mostrar, pois nos anos seguintes foi provando o porquê de ser considerada a Michael Jordan do basquetebol feminino. A três títulos da WNBA (2007, 2009 e 2014), entre vários outros ao serviço de vários clubes na Europa, juntou muitos recordes pessoais da liga norte-americana - falta-lhe, por exemplo, o das assistências, com 2592, ainda na posse da portuguesa Ticha Penicheiro.
Ontem chegou à tal marca da melhor marcadora de sempre da WNBA, com 7494 pontos, e no final da partida grandes estrelas masculinas, como Kobe Bryant, LeBron James ou Kevin Durant, fizeram questão de elogiar o feito. "Assistimos a uma noite histórica. É uma jogadora com grande ética de trabalho, empenho, inteligência e espírito de sacrifício. É uma atleta fenomenal", salientou Kobe Bryant.
Também Diana Taurasi não escondeu a emoção. "É especial conseguir este registo perante a minha família, no Dia do Pai, em Los Angeles. Joguei descontraída e tentei não pensar nisso. Queria o recorde e consegui-o. Então, pensei em todas as grandes jogadores com quem joguei, em todos os jogos."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt