Diabetes regista crescimento de 12%

A Rede de Médicos-Sentinela - sistema de observação constituído por médicos de medicina geral e familiar - regista subida de 12% em casos de diabetes.
Publicado a
Atualizado a

Só no ano de 2013, foram registados novos casos, num total de 836 casos por 100 mil habitantes, resultando num crescimento de 12%, relativamente ao ano anterior, segundo o Público.

Segundo dados da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, a classificação de diabetes mellitus - síndrome do metabolismo provocada pela acumulação de glicose pelo organismo, resultante de uma dieta alimentar rica em açucares e gorduras - corresponde a: diabetes tipo 1 e 2, gestacional e pré-diabetes

Um dos relatórios da Rede de Médicos-Sentinela, demonstram que 55,4% dos casos registados representam o sexo feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 87 anos, referindo a necessidade de " manter a diabetes mellitus sob monitorização na rede".

Em 2013, de acordo com um estudo da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), Portugal gastou em média 575 mil euros por dia em medicamentos para a diabetes. "Se Portugal apresentasse um padrão de utilização mais similar ao dos outros países analisados (...), o SNS poderia obter poupanças ao nível dos medicamentos para o controlo da diabetes que poderiam utilizadas para o controlo da doença", refere o site jornal médico.

A diabetes acarreta um gasto anual de 1200 a 1500 milhões de euros, representando cerca de 0.9% do PIB português, afetando mais de 5% da população.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt