Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa "mata saudades" gastronómicas no aeroporto de Lisboa

A 2ª edição do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa, a comemorar-se a 28 de maio, vai "matar as saudades gastronómicas" de quem chega a Portugal pelo aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, anunciou hoje a organização.
Publicado a
Atualizado a

"[O objetivo] é levar os sabores de Portugal ao lugar de partidas e chegadas", disse hoje em conferência de imprensa a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), Olga Cavaleiro.

A data celebra-se no último domingo de maio de cada ano e é promovida pela FPCG e pela AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), este ano sob o mote 'Sabe tão bem chegar a Portugal'.

Esta edição terá lugar no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e contará com "mostras de produtos portugueses" e "vários momentos de animação", refere uma nota de imprensa.

Os produtos, que poderão ser comprados, integram a 'Exposição que se come e que se bebe', criada em parceira com as escolas de Hotelaria de Portugal.

Ao longo da semana que antecede o evento, "dezenas de restaurantes" do país disponibilizarão um prato da gastronomia portuguesa com 50% de desconto.

Nesta edição, a aposta principal é o turismo e a internacionalização da gastronomia portuguesa, mostrando "porque Portugal sabe bem", afirmou Olga Cavaleiro.

Para a presidente, a gastronomia está "presente em todos os momentos da vida" e a comida é a "primeira coisa" de que se tem saudades quando se está fora de Portugal.

"A pátria está onde está a gastronomia portuguesa", acrescentou.

O vice-presidente da AHRESP, Paulo Mendonça, sublinhou, na conferência de imprensa, que quem visita Portugal "procura sensações novas, a maior parte delas gastronómicas".

Em julho comemoram-se 17 anos que a gastronomia foi nomeada Património Cultural Português e, por isso, para Paulo Mendonça, o Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa é "especial e único".

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a gastronomia é "um dos fatores que mais interfere na experiência" de quem visita Portugal.

Luís Araújo acrescentou que este dia "é pouco para uma riqueza tão grande".

O evento terá ainda um momento de entrega da distinção das Confrarias de Portugal - OPTIMUS CONVIVA - ao ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e ao presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt