A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou esta quarta-feira uma campanha para inspirar os portugueses a praticar atividade física, mostrando que fazer exercício pode ser "fácil, acessível e entusiasmante"..A campanha "Siga o Assobio", realizada em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), tem como principais destinatários pessoas entre os 35 e os 65 anos que acham que para praticar atividade física precisam de mais tempo, mais dinheiro, equipamento especial ou de estar em forma..A DGS refere em comunicado que "uma grande parte da população adulta portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia-a-dia". Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas por esta população.."Tendo em conta que é esta faixa da população que assume atualmente as decisões familiares e que continuará a ser agente social nos próximos 15-20 anos, o investimento na prevenção é determinantes da sua saúde, é uma prioridade para a sociedade e sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", defende a DGS..As campanhas mediáticas para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos melhores investimentos no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cardiovasculares, ou a depressão..A campanha "Siga o Assobio" é sustentada em teorias comportamentais e foi construída sob os princípios do "Marketing Social para a Promoção da Saúde" para aumentar a competência, oportunidade e motivação do público-alvo para a prática da atividade física..A "maior novidade" desta campanha é ser sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto, que considera todos os objetivos da campanha: reconhecimento e afinidade, atitudes e crenças, motivações e intenção..Os resultados preliminares serão apresentados no último trimestre de 2019, refere a DGS, defendendo que "campanhas de promoção da atividade física eficazes requerem canais de comunicação e mensagens consistentes e sustentadas ao longo do tempo, podendo demorar anos até se conseguir estabelecer uma relação causa-efeito nos indicadores de saúde da população"..A "Siga o assobio" é, por isso, parte de uma estratégia integrada do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da DGS, onde se incluem iniciativas como as consultas de atividade física no SNS ou a criação da Comissão Intersetorial para a Promoção da Atividade Física, todas com o objetivo de contribuir para um Portugal mais ativo e saudável..A campanha, que decorrerá até 14 de julho, é divulgada nos meios de comunicação social, em outdoor, nos cinemas, nas redes sociais e no website .