Menos chuva e mais frio

O mês de dezembro em Portugal continental foi seco e frio, com precipitação abaixo do normal mas ainda assim com um desagravamento da situação de seca em todo o continente, em particular no norte.
Publicado a
Atualizado a

De acordo com o Boletim Climatológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no final de dezembro 58,3% do território encontrava-se ainda em situação de seca severa, 29,1% em seca moderada, 6,4% em seca extrema, 5,6% em seca fraca e 0,6% em situação normal para a época.

Quanto ao valor médio da temperatura máxima, 14,34 graus, foi superior ao normal, sendo o 4.º valor mais alto desde 2000.

No boletim o IPMA destaca temperaturas mínimas muito inferiores ao normal na primeira e terceira semana de dezembro.

E destaca a quantidade de precipitação, com um valor médio que corresponde a 68% da média, o que faz de dezembro o "nono mês consecutivo com valores de precipitação abaixo do normal".

"Nos últimos sete anos o valor médio da quantidade de precipitação em dezembro tem sido sempre inferior ao valor normal e nos últimos 17 anos apenas nos meses de dezembro de 2002, 2009 e 2010 ocorreram valores de precipitação acima da normal", diz o IPMA no boletim.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt