Dez feridos em explosão do vulcão Etna
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas esta quinta-feira em Itália, depois de o vulcão Etna, na Sicília, ter explodido pela terceira vez em menos de três semanas. Seis dos feridos foram encaminhados para hospitais da zona mas nenhum ficou em estado grave, segundo o jornal italiano La Repubblica.
Os feridos são turistas e membros de uma equipa de jornalistas da BBC que estavam a poucas centenas de metros do local e foram atingidos pelos detritos expelidos durante uma violenta explosão do vulcão. Segundo Rebecca Morelle, uma jornalista do canal britânico no local, as vítimas apresentam cortes, queimaduras, lesões e uma delas tem um ferimento na cabeça.
[twitter:842366209152712705]
Morelle escreveu ainda no Twitter que uma vulcanologista experiente lhe disse que este foi "o incidente mais perigoso" que viu numa carreira de 30 anos.
A erupção ocorreu provavelmente numa cratera relativamente nova, segundo a AFP, que cita o Instituto Italiano de Geologia e Vulcanologia: pedras escaldantes e lava foram lançadas a uma altura de quase 200 metros.
[amazon:2017/03/etna_20170316151530]
O Etna é um dos vulcões mais ativos da Europa e entrou em erupção em fevereiro deste ano, após mais de um ano parado.
O vulcão Etna tem cerca de 3323 metros de altura, sendo o mais alto da Europa e um dos mais altos do mundo. O Instituto Italiano de Geologia e Vulcanologia assinalou, porém, que não seria necessário alterar ou cancelar voos com partida e chegada no aeroporto de Câtania, a 50 quilómetros do vulcão, e que a erupção não coloca em risco as localidades nas imediações.