Detido suspeito do sequestro de Ingrid Betancourt
A detenção aconteceu na localidade de El Retorno, uma zona rural de Porto Rico. Segundo noticia o jornal espanhol ABC, 'Efrén' é o guerrilheiro que a 23 de fevereiro de 2002 sequestrou Betancourt, quando esta se dirigia para a zona de desmilitarizada criada pelo ex-presidente colombiano Andrés Pastrana, para iniciar negociações pela paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.
A ex-candidata presidental foi libertada a 2 de julho de 2008, juntamente com onze soldados do exército que estiveram em cativeiro mais de uma década, e três empreiteiros norte americanos. As autoridades colombianas suspeitam que "'Efrén' seja também responsável pelo sequestro do general Luís Herlindo Mendieta, capturado a 1 de novembro de 1998 e resgatado pelo exército a 13 de junho de 2010", segundo o diário ABC.
De acordo com as forças de segurança, 'Efrén' está há 31 anos nas FARC durante os quais se tornou o número dois da 'Frente 55', responsável pelos ataques de 1998 contra os municípios de Mitu e Miraflores, em Guaviare.