Desmistificação de Whisky em Cocktails

A World Class Portugal criou uma experiência de <em>pairing</em> com três cocktails de whisky com a cozinha Kabuki, coordenado por Tim Le Fevre, Jenna Ba e Honório Oliveira.
Publicado a
Atualizado a

O whisky é conhecido pelo seu sabor amargo e forte, que muitas pessoas não apreciam. World Class Portugal com Tim Le Fevre, Jenna Ba e Honório Oliveira quiseram provar o contrário numa sintonia entre cocktails de whisky e um jantar de comida asiática no Restaurante Kabuki.

A World Class Portugal, plataforma que tem como evento principal o concurso de melhor bartender nacional, criou novos cocktails com o objetivo de mostrar como o whisky pode ser servido a qualquer altura e torná-lo mais fácil de beber e de apreciar. Esta bebida é feita para todos, mas muitos ainda não o sabem.

One in a million, este cocktail apresenta o lado mais doce e fresco. Servido num copo alto, leva o whisky escocês Johnnie Walker Gold Label e o Vinho Madeira seco com 3 Anos, ambos misturados com chá de jasmim, ácido de maçã verde e ácido do limão, água e guarnecido com uma lasca de morango desidratado. O sabor do whisky acaba por estar mascarado, apenas deixando um rasto no final. Whisky Soda é uma das combinações favoritas do Tim Le Fevre, bar manager do Door 74 em Amsterdão "porque podemos beber whisky sem ser muito avassalador. Quando estás a beber whisky soda estás a beber muita água e ajuda com as dores de cabeça na manhã seguinte. Se não souberes o que beber é uma bebida fácil e saborosa", explicou o bartender ao DN.

Ao longo da noite uma bandeja de sushi com vários tipos de niguiris, hossomakis e california rolls circulava pelas pessoas. Wild Waves, como o próprio nome refere, aqui o mar está envolvido. Primeiro apenas são colocadas três gotas de Whisky Talisker de 10 Anos na ostra. O sabor do whisky não é notável com o sabor do peixe. Depois é pedido para se guardar a concha, onde o cocktail é servido em forma de espuma, que junta sumo de toranja, de limão e xarope de estragão.

"É uma combinação que à partida não é a mais óbvia. Nós pretendemos ligar as notas de asiático às notas de peixe.São sabores muito delicados para irem ao encontro do sabor delicado dos cocktails", disse Honório Oliveira, reserve brand ambassador do World Class em Portugal da Diageo, fabricante de bebidas inglesa.

Já o cocktail Orchad Queen é inspirado na personagem Jessica Rabbit. Tal como a personagem, é uma bebida elegante mas também atrevida, ou seja, uma mimosa para pessoas mais maduras. Leva Whisky Cardhu de 12 anos, do norte da Escócia, com sumo de laranja, limão e xarope de ácer. No bordo do copo tem uma mistura de açúcar e chili, dando um toque picante à bebida.

Estas bebidas estão disponíveis para consumo no Kikubari, bar do restaurante Kabuki Lisboa, até ao final do mês de maio por 14€ cada cocktail.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt