Desígnio nacional não passa pela austeridade

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas sustentou hoje que "o desígnio nacional não é certamente a austeridade, nem o primado da economia ultraliberal", no discurso de tomada de posse dos novos órgãos sociais para o triénio 2013-15.
Publicado a
Atualizado a

Na sessão, que decorreu em Fátima, Manuel Lemos defendeu que "a principal função do Estado Social, no futuro próximo, será o de garantir um conjunto de respostas que a dignidade humana exige, a modernidade reclama e a imaginação desafia".

O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP) sustentou que "é um imperativo nacional que as Misericórdias e o setor solidário liderem o debate sobre as funções sociais do Estado", lembrando que, "se não existisse setor solidário em Portugal, o problema do Governo não seria o de reduzir a despesa pública em 4,5 mil milhões de euros, mas certamente em mais alguns milhares de milhões de euros".

Manuel Lemos afiançou ainda que "as Misericórdias de Portugal estarão presentes para superar as dificuldades e ajudar os portugueses e os que governam (...) a construir um país melhor, mais justo, mais coeso e solidário".

A devolução dos hospitais nacionalizados após o 25 de abril de 1974 às Misericórdias, as experiências-piloto na área de Alzheimer ou de acolhimento de idosos, a rede de cantinas sociais, os cuidados continuados para crianças, o esforço no sentido da abertura de todas as unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados, a continuação da proteção à deficiência e às crianças em risco, a integração das amas nas instituições foram alguns dos desafios e respostas sociais elencados por Manuel Lemos, que estão a ser feitos e que se procuram assegurar no futuro.

A cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da UMP teve lugar em Fátima, no auditório do Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, na qual marcou presença o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt