Descobertas antigas cidades maias e redes de estradas na Guatemala e no México

Arqueólogos dos EUA, Guatemala e França, explicam que as instalações descobertas foram habitadas entre 1000 a.C. a 250 a.C. e eram densamente povoadas.
Publicado a
Atualizado a

Um grupo de arqueólogos descobriu uma enorme rede de estradas e edifícios em La Cuenca Mirador Calakmul, localizado entre o norte da Guatemala e o sul do México. O anúncio foi feito esta segunda-feira e os especialistas referem que a descoberta pode ajudar a perceber o modo de vida e organização dos maias que ali viviam.

A equipa de investigadores dos EUA, Guatemala e França, explica que as instalações descobertas foram habitadas entre 1000 a.C. a 250 a.C. e eram densamente povoadas. Além de edifícios e casas, foram identificados campos de desporto, centros religiosos, cerimoniais e cívicos.

Foi ainda descoberta uma rede de estradas, marcadas e pintadas com cal, com 40 metros de largura e cerca de 177 quilómetros de extensão, que interligava diversas áreas da civilização maia.

Richard Hansen, arqueólogo americano encarregado das investigações arqueológicas e diretor do projeto Mirador, explicou que os assentamentos estão numa das poucas florestas tropicais intocadas que restam na região, avança a AP.

Esta importante descoberta foi feita através da utilização da tecnologia Lidar, em que um avião se desloca em baixa altitude e dispara uma espécie de laser que faz um raio-X da superfície terrestre (Light Detection and Ranging).

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt