Descoberta uma nova partícula subatómica

O LHC, o maior acelerador de partículas do mundo, descobriu uma nova partícula subatómica, prevista pelos físicos teóricos, foi hoje anunciado por cientistas britânicos.
Publicado a
Atualizado a

Em causa está o bosão "chi b(3P)", cuja versão mais leve era já conhecida há cerca de 25 anos, escreve a AFP.

A capacidade do LHC (Grande Colisionador de Hadrões) de chocar protões a velocidades muito próximas da luz tem permitido aos cientistas observar vestígios de partículas mais pesadas do que foi até agora possível.

Este acelerador de partículas do laboratório europeu de física nuclear CERN tem sido notícia nos últimos meses por ser uma ferramenta imprescindível na procura do bosão de Higgs, a partícula subatómica cuja existência, segundo as teorias da física, explicará a origem da matéria no Universo (por isso é chamada de "partícula de Deus" pelos jornais não especializados).

"Numa altura em que há grande interesse pelo bosão de Higgs, que cremos dar massa às partículas e começa agora a revelar a sua presença, muita da massa dos objectos de todos os dias tem origem na força forte que estudamos utilizando o chi b", lê-se no comunicado da experiência ATLAS do LHC citado pela France Press.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt