Descoberta nova espécie de cobra no Camboja

O biólogo cambojano que fez a descoberta deu-lhe o nome do seu país
Publicado a
Atualizado a

Uma nova espécie de cobra, que se alimenta de ovos e que é absolutamente inofensiva para os seres humanos, foi descoberta nas florestas do Camboja e é uma espécie de dois em um.

Por um lado, trata-se da descoberta de uma nova espécie, o que é sempre um regozijo para os cientistas. Por outro, o facto de o réptil ter sido encontrado no Camboja e de ter sido estudado e descrito por investigadores locais, acaba por dar corpo ao renascimento da ciência no país. Foi, aliás, por esse motivo que a cobra foi denominada Oligodon Kampucheaensis, o que significa cobra do Camboja.

É isso que explica o biólogo cambojano que fez a descoberta. "A ciência foi esmagada durante o regime de Pol Pot [ditadura de terror dos khmers Vermelhos] e só agora estamos a recompor-nos", afirmou, citado pela organização Fauna & Flora International (FFI) que apoiou a investigação, o biólogo e especialista em répteis Neang Thy. E sublinhou: "Deu-me uma enorme sensação de orgulho descobrir e descrever esta espécie e dar-lhe o nome em honra do meu país".

Além desta particularidade, que já faz dela uma cobra muito especial, este réptil, ao contrário das espécies suas parentes que comem ovos, e que são as chamadas cobras kukri, não é acinzentado, mas tem uma cor avermelhada vistosa, com anéis brancos e negros. "Isso faz dela uma cobra muito bonita", nota Neang Thy.

Encontrada na floresta tropical que cobre as montanhas de Cardamom, no sudoeste do país, esta cobra pode enfrentar no entanto, algumas dificuldades no futuro, já que aquele ecossistema está sob pressão das atividades humanas e tem perdido terreno.

Esta é a segunda espécie de cobra kukri descoberta este ano no Camboja. "Isso mostra como este habitat é vital para a biodiversidade e como é importante preservá-lo", defendeu Berry Mulligan, o diretor do programa da FFI para o Camboja.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt