Descoberta a maior gruta subaquática do mundo. Tem 347 km
Um grupo de mergulhadores descobriu uma ligação entre duas cavernas subaquáticas no leste do México que revelou aquela que se julga ser a maior gruta do género em todo o mundo: tem 347 quilómetros.
A descoberta, acreditam os investigadores do projeto Gran Acuifero Maya (GAM), poderá ajudar a lançar novas luzes sobre a antiga civilização maia.
Este projeto, que se dedica ao estudo e preservação das águas subterrâneas da península de Iucatã, anunciou que a descoberta aconteceu após vários meses a explorar o labirinto de túneis subaquáticos. Mas um dos mergulhadores já procurava esta ligação há 14 anos.
[youtube:3t1_01M2NH4]
Até esta descoberta, que aconteceu a 10 de janeiro e que foi anunciada na segunda-feira, o sistema Ox Bel Ha, a sul de Tulum, era o maior, com 270 quilómetros, seguido do sistema Sac Actun, a nordeste daquela região, com 263 quilómetros de extensão. O sistema agora encontrado comunica com o Dos Ojos, que tem 83 quilómetros e que vai desaparecer oficialmente - segundo as regras de espeleologia, o maior absorve o mais pequeno.
O diretor do GAM, Guillermo de Anda, citado pela Reuters, diz que este achado poderá ajudar a compreender o desenvolvimento daquela região, dominada pela civilização maia antes da conquista espanhola.