Democrata canta vitória em terras de Trump na Pensilvânia
Os republicanos fizeram ontem soar os alarmes depois de o democrata Conor Lamb ter cantado vitória sobre Rick Saccone no 18.º distrito da Pensilvânia. Isto apesar de a diferença de votos entre os dois ser tão curta que a eleição para a Câmara dos Representantes ainda não foi oficialmente decidida.
Saccone recebeu o apoio de Donald Trump durante a campanha, com o presidente a fazer mesmo um comício na Pensilvânia para apelar ao voto no candidato republicano. Esta não é a primeira vez que Trump sai em apoio de um candidato que acaba por ser derrotado. Neste caso num distrito onde em 2016 o milionário venceu a democrata Hillary Clinton por 20 pontos.
A oito meses das eleições intercalares em que os americanos renovam a totalidade da Câmara dos Representantes, um terço do Senado e alguns governadores, a confirmar-se este resultado seria um mau sinal para os republicanos. O partido detém neste momento a maioria em ambas as câmaras do Congresso.
Com mais 641 votos do que Saccone, a vitória de Lamb, um ex-marine de 33 anos, parece irreversível, quando faltam contar ainda os votos por correspondência e os dos militares. Mas a verdade é que o vencedor pode só ser oficialmente anunciado dentro de semanas. Até a os republicanos podem contestar o resultado e exigir uma recontagem.
Num distrito onde a vitória devia ter sido um passeio, este resultado foi "uma chamada de atenção", afirmou o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan.
Já em novembro, Trump apoiara Ed Gillespie para governador da Virgínia, tendo este perdido. O mesmo destino teve Roy Moore, outro candidato com apoio do presidente, na corrida para senador do Alabama.