Del Piero: "Ronaldo é um fora de série e está numa forma incrível"

Antigo jogador da Juventus e da seleção italiana fala ao DN sobre a final da Liga dos Campeões
Publicado a
Atualizado a

Figura histórica da Juventus, esteve na anterior final da Champions entre a equipa italiana e o Real Madrid, em 1998, quando um golo de Mijatovic deu a sétima taça de campeão europeu ao clube espanhol. Numa entrevista concedida ao DN por e-mail, Alessandro Del Piero faz vários elogios a Cristiano Ronaldo, diz que escolher entre ele e Messi é como "escolher entre a mãe e o pai", mas espera que o avançado português esteja em noite não amanhã em Cardiff, para que a Juventus possa desforrar-se

Real Madrid ou a sua Juventus, qual o é favorito para ganhar amanhã a Liga dos Campeões em Cardiff?

Não há favoritos para este jogo. Os dois clubes chegam a esta final num bom momento, venceram os campeonatos em Espanha e em Itália e, para mim, são também as duas melhores equipas da atualidade, muito fortes a defender mas também no ataque. Vai ser um jogo muito interessante de seguir, muito dividido. Para mim, não há favoritos para este difícil confronto.

Este jogo é uma reedição da final de Amesterdão na temporada 1997--1998, quando ainda jogava e era o patrão da Juventus orientada por Marcelo Lippi...

Sim, perdemos por 1-0. Foi difícil gerir essa derrota. Fizemos uma grande temporada, vencemos o campeonato italiano e estávamos confiantes para esse jogo, apesar de sabermos que era um adversário muito duro. Mas o Real Madrid acabou por merecer vencer, pois fisicamente eles estavam melhor do que nós na final.

Poderá o jogo de amanhã ser a desforra da Juventus?

Eu espero que sim. Esta é uma das melhores equipas de sempre da Juventus, estão a fazer algo de muito grande e já podiam ter ganho a edição de 2015 [perderam 3-1 com o Barcelona]. Sinceramente, só lhes falta vencer o título da Liga dos Campeões para serem recordados como uma das melhores equipas da história da Juventus. Será muito complicado, pois o Real Madrid é também uma equipa muito poderosa, mas acredito que vão conseguir ganhar. Estão habituados a vencer, fazem-no há seis anos consecutivos em Itália, falta-lhes só este título.

Quais as principais qualidades de uma e de outra equipa?

Já disse que são ambas muito fortes. Considero que a Juventus tem uma defesa e uma forma de defender que não vejo em outra qualquer equipa. São fortíssimos neste aspeto, ainda que não se limitem também a defender e depois contra-atacar, também sabem atacar muito bem. O Real Madrid é semelhante, um conjunto bastante compacto, mas provavelmente destaca-se o ataque, pois marca muitos golos.

Disse recentemente que o seu amigo Buffon está "como louco" para vencer a Liga dos Campeões, algo que nunca conseguiu. É o principal trunfo da Juventus para a final de Cardiff?

Não. Como disse, a Juventus tem uma grande equipa, composta por grandes futebolistas. Buffon é apenas mais um desses grandes jogadores. Claro que é muito importante, desde há muitos anos que é um dos melhores do mundo no seu posto [baliza] e será fundamental, mas há outros grandes futebolistas na Juventus, é uma equipa de classe. Seria bonito que ele finalmente conseguisse vencer este troféu, merece por tudo o que já fez pelo futebol.

E do lado do Real Madrid? Cristiano Ronaldo poderá ser o principal desequilibrador?

Tal como a Juventus, o Real Madrid tem bons jogadores em praticamente todas as posições, mas é claro que o Cristiano Ronaldo é um fora de série, um dos melhores do mundo, por isso é natural que seja considerado o elemento mais importante no Real Madrid. Está novamente numa forma incrível, só espero que tenha uma noite má em Cardiff. Mas só o treinador da Juventus saberá a melhor maneira de conseguir evitar que ele seja decisivo, pois conhece os seus jogadores e as características de cada um para tentar parar Cristiano Ronaldo.

Também vê Ronaldo atualmente cada vez mais como um n.º 9, um finalizador, do que o extremo que começou por ser?

Ele tem muitas qualidades. Também joguei até muito tarde e sei que, com o passar dos anos, temos de nos adaptar a outro tipo de jogo, de movimentos, mas Cristiano Ronaldo ainda é muito jovem. Hoje os jogadores estão preparados para jogar durante mais anos. Ronaldo tem marcado muitos golos, mas já o fazia antes, a jogar mais nas faixas laterais. Agora, a jogar mais no centro do ataque, certamente que continuará a fazer o que sabe: marcar muitos golos. É um jogador muito forte fisicamente e muito inteligente, um atleta fantástico.

Cristiano Ronaldo chegou a dizer que Del Piero era um dos seus jogadores favoritos na juventude...

Só tenho de ficar contente por saber que um jogador como Cristiano Ronaldo disse isso de mim, é um motivo de orgulho, fico muito satisfeito e sinceramente só tenho de lhe agradecer. Ele acabou por conquistar um lugar na história do futebol, com todo mérito.

Tem uma analogia curiosa sobre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, os dois melhores jogadores do mundo da atualidade. Comparou-os à sua mãe e ao seu pai...

Perguntaram-me uma vez se gostava mais de Messi ou de Cristiano Ronaldo e eu disse que era o mesmo que me perguntarem se eu gostava mais da minha mãe ou do meu pai. São dois jogadores extraordinários, que ficarão na história, isso é o mais importante. Não se pode andar sempre a fazer comparações. Felizmente o mundo do futebol tem o privilégio de poder usufruir de talentos como Messi e Cristiano Ronaldo, que são os dois melhores da atualidade.

Começou no Pádova, em 1991, jogou depois 19 anos na Juventus, dois na Austrália (Sydney FC) e terminou a carreira na Índia (Delhi Dynamos), em 2015, com 40 anos. Sente a falta do futebol?

Agora aproveito a família, que é o mais importante. Claro que não foi fácil deixar o futebol, mas estou realizado com tudo o que fiz e orgulho-me dos anos que passei no futebol. Divirto-me agora ao lado da minha família e a ver, quando posso, futebol pela televisão, tal como a NBA [vive atualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos], outro desporto de que gosto bastante.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt