Decathlon faz bicicletas em Portugal

Grupo assina contrato de 35 milhões de euros com a Prébuild Sport. São 1,5 milhões de bicicletas para todo o mundo.
Publicado a
Atualizado a

Uma empresa portuguesa, do grupo Prébuild, originário de Braga, vai fornecer um terço das bicicletas vendidas em todo o mundo pela multinacional francesa Decathlon. É um contrato de cerca de 35 milhões de euros, que prevê o fornecimento de mais de 1,5 milhões de quadros metálicos para bicicletas, que serão vendidas nas 440 lojas do grupo espalhadas por todo o mundo.

A empresa nacional em causa é a Prébuild Sport, criada para fornecer a Decathlon, através de um contrato de exclusividade. Este grupo francês de distribuição de artigos de desporto já tinha feito um contrato do género, em 1997, com uma empresa portuguesa, a Portuleiter. Esta entrou posteriormente em dificuldades e cessou o contrato com a Decathlon.

Entretanto, a Portuleiter foi adquirida pela Prébuild. O DN sabe que este grupo decidiu recuperar a antiga carteira de clientes da empresa acabada de adquirir, firmando novo acordo com a Decathlon. Este é válido por cinco anos.

O contrato agora celebrado para o fornecimento dos quadros metálicos para bicicletas visa substituir o acordo para o mesmo fim com uma empresa asiática, com a qual a Decathlon mantinha contrato, desde que cessou a sua relação com a Portuleiter.

O DN tentou contactar os responsáveis deste grupo de artigos de desporto em Portugal, mas ninguém esteve disponível para prestar esclarecimentos.

O grupo Prébuild, por seu lado, preferiu não fazer comentários.

Especializado no fabrico de estruturas metálicas, entre outras áreas de actividade, o grupo Prébuild tem vindo a internacionalizar-se e a hipótese de poder fornecer o mesmo tipo de componentes para bicicletas para outras empresas internacionais está em aberto, soube o DN.

As bicicletas produzidas para a Decathlon são as Btwin, uma das marcas próprias do grupo desportivo. Além das bicicletas, a Decathlon Produção Portugal, unidade do grupo que produz equipamento no nosso país, desenvolve igualmente a produção de calçado desportivo, mesas de pingue-pongue e material de fitness, que são vendidos em todas as unidades do grupo espalhadas pelo mundo.

Assim, além da renovação do contrato para a produção das bicicletas Btwin, as restantes marcas do grupo produzidas em Portugal são a Tribord, Quechua, Fouganza, Artengo e Domyos.

Empregando directamente 40 pessoas, o grupo Decathlon dá emprego indirecto a duas mil pessoas, de acordo com informação disponibilizada no site do grupo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt