De sabor e aroma intenso, este é o queijo de cabra a que não resistimos

Pequeno em tamanho, mas imenso em sabor: quando o queijo de cabra curado Continente Seleção chega à mesa, ninguém lhe consegue dizer que não. O apelo do seu forte aroma recorda-nos instantaneamente do sabor que já conhecemos, e são muitas as mãos que se lançam a este pedaço de prazer.
Publicado a
Atualizado a

O queijo Merendeira de cabra é uma iguaria como poucas, que dá à nossa gastronomia mais um motivo de orgulho. Com a típica intensidade de um queijo curado, e um final de boca que se prolonga no paladar - como que a conceder-nos só mais um pouco do privilégio que é degustá-lo -, é um queijo que nunca se esquece e que sempre apetece.

Trata-se de um queijo curado, de pasta semidura ou semimole, branca, com alguns olhos irregulares, obtido pelo esgotamento da coalhada após coagulação do leite de cabra cru, estreme, por ação do coalho animal. Para conseguir o sabor que adoramos, tem um tempo mínimo de cura de 30 dias.

As suas raízes são a Cova da Beira, entre as serras da Estrela e da Gardunha, onde é produzido o leite de cabra que lhe dá origem. A produção deste tipo de queijo é característica desta região: mas se antes a produção era artesanal, para consumo familiar, como forma de subsistência, hoje, para felicidade dos amantes de queijo que são os portugueses, o queijo de cabra curado já chega a todos os cantos do país.

Na produção deste queijo destaca-se a DAMAR, empresa familiar localizada no Fundão, responsável pelo Queijo de Cabra Curado Continente Seleção. Como bons filhos da terra, herdaram a receita dos seus avós, e ainda produzem esta pequena iguaria respeitando cada um dos seus sábios ensinamentos. O segredo, autêntico tesouro de família, é a utilização do leite da região e de coagulantes naturais: o coalho de origem animal, que destacam como ingrediente essencial na produção do Queijo de Cabra Curado Continente Seleção.

E qual é a melhor forma de degustar este queijo, desfrutando de cada uma das suas vibrantes notas de sabor? Como entrada, antes da refeição, de maneira a conseguir saborear o Queijo de Cabra Curado Continente Seleção em pleno. Pode acompanhar com uma tosta ou um pouco de pão - e para os mais gulosos, com um pouco de doce de abóbora ou tomate, por exemplo.

Em almoços de família, convívios entre amigos ou para levar para o piquenique com os miúdos no jardim, não há nada melhor que o Queijo de Cabra Curado Continente Seleção para começar, com chave de ouro, o que se tornará um momento inesquecível. Por isso, se quer ser lembrado como o melhor anfitrião de sempre durante os próximos anos, não se esqueça de confirmar que não falta Queijo de Cabra Curado Continente Seleção na sua despensa, antes do próximo encontro de amigos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt