De recorde em recorde, Dibaba corre para o ouro olímpico

A mais nova da família Dibaba bateu o recorde da milha, que tinha sido estabelecido ainda antes de a atleta ter nascido. Ser campeã olímpica já não é apenas um sonho
Publicado a
Atualizado a

Foi preciso esperar 26 anos para que o recorde mundial da milha feminina em pista coberta fosse batido. Mas uma semana após completar o 25.º aniversário, a etíope Genzebe Dibaba voltou a fazer história no atletismo, ao fixar uma nova marca mundial durante o meeting de Estocolmo.

Embora Dibaba tenha batido um recorde de 26 anos, ao fixar a marca em 4.13,14 minutos (a romena Doina Melinte conseguiu 4.17,14m em 1990), já não se pode falar em surpresa. A atleta etíope é um dos nomes em ascensão à escala mundial e começou 2016 a justificar a forma como terminou 2015: como melhor atleta do ano.

Genzebe Dibaba, a irmã mais nova de uma família marcante no atletismo, foi a primeira etíope desde 2007 a vencer o prémio da Federação Internacional de Atletismo (IAAF) para melhor atleta do ano, além de ser a quarta africana a conquistar um galardão que costuma ter em atletas norte-americanas as favoritas à vitória.

[artigo:5035205]

Detentora de três recordes do mundo em pista coberta, Dibaba mostrou-se talhada para bater recordes ao longo do último ano. Além de ter fixado uma nova marca mundial nos 1500 metros, ao registar um tempo de 03.50,07 minutos no Mónaco, em julho, foi medalha de ouro na distância em Pequim e bronze nos 5000 metros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt