David Carreira na Altice Arena: "Através do TikTok vão ter a experiência do que é ser quase o meu melhor amigo"

O artista vai fazer uma pausa e antes de dizer adeus aos palcos vai começar uma nova digressão em maio na Altice Arena. Será o primeiro concerto português em parceria com o TikTok.
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O DN esteve à conversa com o cantor sobre a sua presença na plataforma e quis perceber de que maneira a parceria vai inovar a sua atuação.

Em que consiste a parceria com o TikTok para o concerto na Altice Arena?
Esta parceria com o TikTok para o Altice Arena é algo inovador porque é a primeira que do género com um concerto de um artista português. E para mim é um orgulho gigante por ser o primeiro e por abrir as portas a outros artistas que possam no futuro fazer parcerias deste género, com a marca TikTok.

O concerto está prestes a esgotar e é a maneira de poder mostrar a quem não vai conseguir estar lá duas ou ou três músicas ao vivo. Assim, posso também dar a possibilidade de sentir a experiência do backstage, as private jokes que acontecem em cima do palco, as trocas de roupa, a festa que acontece sempre a seguir ao concerto... As pessoas que vão acompanhar através do TikTok vão ter a experiência do que é, naquele momento, ser quase o meu melhor amigo, que está sempre atrás de mim.

Qual é o fator diferenciador do que tem sido feito até agora?
O principal diferenciador é que ao ter uma ligação direta com a plataforma e uma parceria consigo abrir portas para funcionalidades do TikTok que neste momento não estão disponíveis. Abre portas para ter mais interação com as pessoas que vão estar no live (vai aparecer num ecrã para quem está no concerto e permitir fazer parte dele mesmo sem lá estar). Abre a possibilidade de conversar com os utilizadores nas trocas de roupa. E sobretudo, porque é o primeiro concerto desta última Dança Tour, que é a minha última digressão que vai durar um ano e meio -- começa no dia 11 de maio no Altice Arena. Para mim, o objetivo era fazer algo inovador, que pudesse marcar pela diferença e ser uma grande despedida antes de uma pausa.

Explique-nos o processo criativo para a criação dos conteúdos que partilha na plataforma?
O meu processo criativo no TikTok passa por mostrar quem eu sou, aquilo que eu gosto de ver e interagir. É quebrar barreiras com os fãs. Eu faço muitos reacts porque eu sempre tive essa ligação próxima com quem me acompanha e normalmente era presencial em sessões de autógrafos. Através do TikTok eu consigo estar com fãs que estão em Angola, na Austrália, em França... que estão longe. Ou até em Portugal, mas que não conseguem estar comigo presencialmente. E depois, a nível musical, é sobretudo poder mostrar uma música antes dela sair, poder mostrar o backstage de um videoclip, poder fazer lives, como já fiz e vou continuar a fazer, em que falo diretamente com quem me acompanha. Portanto é uma porta aberta para estar mais próximo de mim.

Como é comunicar para os Millennials e para a Geração Z?
Os Millenials e Geração Z são gerações que tenho muito carinho, que são muito presentes. Tenho muitos fãs dessa geração que acompanham os concertos, as músicas, que estão nas redes sociais. No entanto, esta é uma geração que já começo a ficar mais distanciado pela idade, mas é engraçado que não há essa barreira e nunca houve. Acho que não há barreira entre mim e essa geração, porque eu não crio essa barreira. Tanto consigo comunicar muito bem com uma pessoa de 80 anos, como comunico muito bem com uma pessoa de 10 anos, porque o que eu gosto é falar com as pessoas. Nunca tive essa dificuldade de conversar, e então acho que há sempre tema de conversa. Há pouco tempo fiz um casting para o Altice Arena, que até passou no TikTok, apareceram 350 bailarinos, e há alguns que eram meus fãs e que iam aos concertos, que hoje em dia vão dançar comigo no próximo Altice Arena, e que mostraram fotos deles nas sessões de autógrafos com 10 anos, e agora têm 19, têm 20, e vão estar comigo em cima do palco no próximo concerto, portanto, isso só mostra que eu vou crescendo com essa geração, espero que ela vá crescendo comigo também.

Tem em conta as trends do Tiktok?
Tenho muito em conta as trends do TikTok, sem dúvida, e tento sempre criar, pelo menos é o meu desafio, uma trend minha em todas as músicas, e até agora as coisas têm corrido bem. O Menta, por exemplo, foi a música mais ouvida no TikTok durante não sei quanto tempo e eu fico feliz. Muitas vezes sinto que, por exemplo, o Menta tem imensos vídeos que são feitos nos PALOP, onde eu nunca fui cantar, como Cabo Verde, Angola, Moçambique. Hoje em dia sinto que há ali um público que está a esperar um dia que eu vá lá cantar. O poder do TikTok é isso, é poder atingir pessoas com quem tu não tens uma ligação tão óbvia porque nunca lá foste.

Como é a For You Page (FYP) do David Carreira?
O que tem a For You Page do meu TikTok? Sobretudo os meus fãs, porque acabo por partilhar tantos conteúdos dos fãs, que aquilo acaba por ser praticamente só eles. Depois, tenho os meus amigos e muitos conteúdos ligados à música, artistas internacionais: Bad Bunny, Ed Sheeran, Rosalía... Também apanho vários conteúdos engraçados e fico lá horas às vezes só a ver cenas engraçadas, mas é sobretudo isso. Muita malta amiga minha, criadora de conteúdos do TikTok, que acabo por conhecer e por seguir também.

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