Da icónica tradição da transumância nasce um queijo a que ninguém resiste

É um saber ancestral que passa de geração em geração, entre os pastores da Beira Baixa: em certas alturas do ano, é necessário levar os rebanhos para locais que oferecem melhores condições de pasto. A esta deslocação chama-se transumância. Só assim se consegue o melhor leite de ovelha, essencial para produzir o delicioso queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco.
Publicado a
Atualizado a

Habitualmente, é no início de junho que os pastores da Beira Baixa levam os rebanhos para planícies mais altas e montanhosas, que garantem melhores condições de pasto. É a chamada transumância estival ou ascendente. Aí permanecem, normalmente, até fins de setembro, quando ocorre a transumância invernal, invertida ou descendente. Nessa altura, os pastores voltam a trazer os rebanhos para as planícies mais temperadas, ao abrigo do rigor do inverno dos climas de altitude.

Oferecendo uma melhor alimentação aos rebanhos, nas verdejantes colinas da Beira Baixa, a transumância é essencial para conseguir o característico sabor do leite de ovelha da região, sem igual em todo o país. Sem isso, não seria possível criar aquele que é um produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), distinguido pelas suas propriedades organoléticas: o queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco.

Produzido a partir de leite 100% proveniente de rebanhos da região, o queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco é um dos produtos típicos e mais irresistíveis da Beira Baixa. Uma herança com raízes tão antigas como o seu povo, que se orgulha de continuar a produzir este queijo de acordo com a tradição (apenas modernizada com as tecnologias disponíveis hoje em dia).

O queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco é produzido a partir de leite de ovelha cru, sal e cardo. Apresenta-se como um queijo de textura semi-dura, de cor branco-amarelada uniforme, de aroma e sabor acentuado, com um final ligeiramente picante, com alguns olhos pequenos na pasta. Devido ao seu sabor forte, é um queijo "guloso", que sabe especialmente bem como entrada ou sobremesa.

E quando falamos de queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco temos de lembrar o produto que mais se destaca, na região: o Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção, produzido pela Queijaria Almeida. Trata-se de uma empresa familiar com raízes em Castelo Branco, que desde o seu início se comprometeu a levar ao mercado o melhor queijo, entregando assim à mesa dos portugueses um pedaço da sua região.

E como nasce o sabor de que tanto gostamos, em fatias de Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção? Sendo a Queijaria Almeida uma empresa de família, criada no seio da cultura e dos costumes de Castelo Branco, é a tradição que está na base deste queijo. Continuam a produzir o Queijo com as "vozes" de antigamente a guiar: as de pais e avós que, noutros tempos, transmitiram este saber ancestral como um autêntico tesouro que passa de geração em geração. É desse conhecimento, aliado com um rigoroso controlo de cada fase da produção do queijo, que nasce uma das maiores tentações da Beira Baixa.

Como é suposto, o leite que está na base do Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção é 100% de ovelhas que pastam naquelas terras: a Queijaria Almeida tem rebanhos de ovelhas em Castelo Branco.

A exigência na produção da Queijaria Almeida também contribui para a excelência do Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção. A contínua aposta na modernização tecnológica da fábrica e dos seus procedimentos é um dos valores da empresa, e que garante o produto final de nível superior que a família Almeida se orgulha de levar ao mercado.

A segurança alimentar é outra das prioridades da Queijaria Almeida. O rigoroso sistema de controlo ao longo de todo o processo produtivo (desde o pastoreio dos seus rebanhos à chegada do leite à fábrica, terminando no queijo), garante que o Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção está nas melhores condições quando chega à mesa dos portugueses.

O Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção é uma delícia que sabe sempre bem - mas fica ainda melhor se conjugado com o vinho Cancellus Premium DOC Douro Branco. Harmonização por semelhança, na cor do queijo e do vinho, na densidade elevada e nos aromas complexos de estágio ou maturação, o vinho Cancellus Premium DOC Douro Branco e o Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção casam harmoniosamente e presenteando-nos com uma experiência inesquecível.

Não faltam motivos para garantir que o Queijo da Beira Baixa DOP Castelo Branco Continente Seleção é presença assídua aí em casa, não acha?

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt