Cyril Despres agradece ajuda de Ruben Faria
Cyril Despres não tem dúvidas de que, apesar da corrida do Dakar em motos ser solitária, a sua vitória foi de equipa. "Dá-me confiança ter o Ruben [Faria] como companheiro de equipa", salientou o francês que esteve hoje em Lisboa, especialmente para agradecer ao piloto português.
Se diz que ainda não pensa no próximo Dakar, não tem dúvidas de que quer continuar a ter Ruben Faria a ajudá-lo e recorda o momento em que festejou com o português a vitória na penúltima etapa do Dakar e que, praticamente, lhe garantiu o triunfo na prova.
Falou ainda sobre mais dois portugueses. "Sabemos que o Hélder Rodrigues é um bom piloto... foi campeão do mundo", referiu sobre o terceiro classificado no Dakar, que considera ter estado "bem" durante a competição, apesar de uns "primeiros dias difíceis".
Mas foi com Paulo Gonçalves que proporcionou um dos momentos do Dakar. Na oitava etapa, Despres ficou preso na lama e foi ajudado pelo português. No entanto, arrancou enquanto Gonçalves ficou com a moto atolada. "Sei que alguns comentários não foram simpáticos. Mas não é verdade que não lhe tenha agradecido", afirma, acrescentando que sabia que Paulo Gonçalves ia receber ajuda, até porque "Ruben [Faria] estava a chegar e eles são amigos".
Quanto a Ruben Faria, agradeceu a Despres a visita a Portugal, recordando que foi o francês que o convidou para competir no Dakar em 2010. "Posso agradecer-lhe por ainda estar a correr".