Crowdsourcing ao serviço da polícia em nova série

Se alguém tão poderoso quanto Mark Zuckerberg criasse uma plataforma de crowdsourcing para resolver crimes, o resultado seria caos ou sabedoria coletiva?
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O milionário que criou um dos maiores agregadores de redes sociais do mundo, Jeffrey Tanner, anuncia a venda da empresa AllSourcer por uma soma pouco interessante e o lançamento de uma nova iniciativa, Sophe. É uma plataforma de crowdsourcing para a partilha pública e massiva de informações que possam levar à identificação do criminoso que matou a sua filha Mia, porque Tanner acredita que a polícia prendeu o suspeito errado. Como recompensa, oferece cem milhões de dólares. Sophe tanto pode ser o recurso mais poderoso a que as forças policiais alguma vez tiveram acesso ou um instrumento de julgamentos sumários, pistas falsas e comportamentos fatais. Em Wisdom of the Crowd, a nova série da CBS, que se estreia amanhã na CBS, nos Estados Unidos, é ambas.

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"É uma ideia que, honestamente, me assustou muito quando a contemplei porque todos encontrámos no último ano o yin e o yang da internet, a forma como pode ser usada como um veículo para a cooperação humana e também como pode ser um paraíso para teorias da conspiração e notícias falsas", disse o produtor executivo Ted Hum-phrey durante a press tour de verão da Television Critics Association, no estúdio da CBS, em Los Angeles.

No entanto, argumentou o executivo conhecido por The Good Wife, isto não é nada de novo. "A polícia e as autoridades estão a começar a usar crowdsourcing. Na verdade, isto é o mesmo dos antigos posters a dizer "Procura-se", mas agora põem na página do Facebook, no Twitter", referiu. "Esta é a próxima iteração disso."

A tensão entre o milionário interpretado por Jeremy Pivens (que conhecemos de Entourage) e as forças policiais é incorporada na colaboração reticente do agente Tommy Cavanaugh, um papel a cargo de Richard T. Jones (que entrou na série Terminator: The Sarah Connor Chronicles e em filmes como Godzilla e Hot Pursuit). No episódio-piloto da série, que começou a ser filmada no início do verão, Sophe ajuda a resolver um crime - mas não o da filha de Tanner. Também causa danos colaterais, mostrando os perigos de uma plataforma em que as massas não estão treinadas para lidar com criminosos e não é possível controlá-las.

"A premissa, no seu melhor, é ir buscar os melhores recursos possíveis", afirmou a estrela da série, Jeremy Pivens. "No seu pior, é causar um comportamento de vigilantes [justiça popular], e todos experimentámos isso em níveis diferentes." A série passa-se em São Francisco, o coração de Silicon Valley, mas não é centrada em tecnologia como outros títulos recentes de sucesso (por exemplo, Mr. Robot). A tecnologia é apenas o meio que torna possível um cenário em que qualquer cidadão pode, puxando do smartphone, ajudar a apanhar um criminoso.

Uma das coisas que a personagem de Pivens diz no piloto é que o princípio fundamental do crowdsourcing é o desejo inato que temos de participar em algo maior, com significado, sermos parte de uma comunidade. "Quando as pessoas recebem as direções e a plataforma certa, o coletivo pode ser mais inteligente do que a pessoa mais inteligente dentro dele. Esse é o princípio fundamental do crowdsourcing e desta série."

Wisdom of the Crowd terá ainda Monica Potter (Saw, Parenthood) no papel de ex-mulher de Tanner, Alex Hale, e Natalia Tena (Guerra dos Tronos) a interpretar Sara Morton, uma engenheira brilhante que se envolve com Tanner a nível pessoal.

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