Cronologia - Ataques de cães

Publicado a
Atualizado a

Dezembro de 2008 - Uma mulher de 49 anos foi mordida numa perna e num braço durante cerca de dez minutos por um cão de raça pitbull sem vacinas nem chip. O incidente ocorreu a cerca de 300 metros da sua casa, em Montemor, perto de Quelfes (Olhão).

Novembro de 2008 - Um rapaz de quatro anos foi atacado por um rottweiler quando entrava na casa do namorado da mãe. A criança foi operada e ficou fora de perigo, mas os moradores temem pela segurança, uma vez que o dono tem outros cães que já atacaram os vizinhos

Agosto de 2008 – Um homem de 66 anos foi atacado no queixo por um cão de raça pitbull no bairro 1º de Maio, no Porto Alto, ( Benavente). O acidente foi espoletado por uma pequena discussão entre vizinhos. O cão estava preso com uma trela mas,  não estaria a usar o açaime obrigatório por lei.

Abril 2008 – Um jovem de 18 anos foi mordido nos órgãos genitais por um pitbull, quando jogava à bola num campo de futebol do Cacém (Sintra). O animal terá fugido do quintal de uma vivenda nas redondezas.

Fevereiro de 2008 - Uma rapaz de 12 anos, foi atacado na cidade da Lagoa por um cão pitbull e ficou sem o dedo mindinho de uma mão, além de ferimentos graves no pulso da outra mão. O cão estaria preso numa propriedade privada, mas terá conseguido fugir, andando à solta pela zona

Fevereiro de 2008 – Uma bebé de 20 meses foi mordida no corpo e na cabeça quando a avó a ia levar ao infantário, na cidade de Loulé. A criança teve de ser internada nos cuidados intensivos do Hospital de Faro e o cão foi entregue ao canil municipal.

Dezembro de 2007 - Uma mulher foi atacada por um Rottweiler, em em Santo Ovídeo, Vila Nova de Gaia, quando Auxiliava outra pessoa a proteger o cão, um cocker spaniel. A vítima foi mordida na mão e assistida no Hospital Santos Silva.

Julho de 2007 -  Um 'Pitt bull' fogiu da cozinha e atacou duas raparigas de 11 anos, na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira. O cão estava fechado no 8.º piso e tinha as vacinas caducadas.

Julho de 2007 - Uma menina de nove anos e o pai foram atacados, terça-feira à noite, por um cão da raça Rottweiler que andava solto num condomínio na vila de Ronfe, Guimarães. A criança foi mordida num braço e numa perna, enquanto o pai, de 41 anos, sofreu ferimentos numa anca quando defendia a filha.

Julho de 2007 - Um cão de raça pitbull matou uma outra cadela e causou ainda ferimentos em outros dois cães em Oeiras, tendo fugido em seguida.

Julho de 2007 – Um 'Pitbull' atacou uma menina de seis anos, na Fuzeta, sem motivo aparente. A criança ficou ferida na cabeça e no peito. O cão, de ano e meio,  pertencia à família e convivia diariamente com a criança.

Abril de 2007 – Um homem de 44 anos foi atacado por 'pitbull', no Sítio da Torre, em Almancil (Loulé),  e teve de ser transportado para o Hospital de Farao para ser suturado com 14 pontos, metade dos quais na perna direita e os restantes no abdómen do lado esquerdo.

Março de 2007 -
Vira Chudenko, de 59 anos, morreu, após ter sido atacada por quatro cães de raça rottweiler (um macho e três fêmeas), pertencentes ao proprietário de uma quinta, na Várzea de Sintra. Os cães foram abatidos de imediato e o dono aguarda julgamento.

Janeiro de 2007 - 'Rottweiler' atacou três crianças e funcionário de uma escola de Valença. O animal estava preso por uma trela, mas soltou-se do dono e entrou no estabelecimento de ensino para atacar as crianças. O cão foi abatido.

Janeiro de 2007 - Um menino de três anos foi atacado  por um pastor-alemão, quando brincava no quintal dos avós, nos Foros de Salvaterra, Santarém. João Pedro ficou com "a cabeça esfacelada", e foi sujeito a uma cirurgia de reconstrução no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O cão pertencia a um vizinho dos avós do pequeno João Pedro e foi abatido após o ataque.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt