Crónica 7 - Gestão da pressão dos pneus condicionou

Campeão Nacional de Todo-o-Terreno em 2016, depois de vários anos a lutar por esse objetivo, o piloto de Portalegre Nuno Matos está apostado em alargar os seus horizontes desportivos já a partir deste ano de 2017. Se em 2010 o piloto partiu para uma aventura internacional que culminou com a conquista da Taça FIA de Bajas T2 a aposta agora chama-se África e Morocco Desert Challenge. Um enorme desafio que Nuno Matos está a fazer aos comandos do seu Opel Mokka Proto tendo a seu lado um outro campeão, Nuno Rodrigues da Silva
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A tempestade de areia durante a noite passada esteve insuportável, acordámos com o som do
vento que mais parecia que levava o camião e a organização decidiu que partiríamos mais tarde.
Partimos perto das 14h00, bem mais tarde do que o previsto, e partimos do Km30. A especial
foi encurtada. Esta tempestade de areia tem-nos acompanhado praticamente desde o segundo
dia de corrida, mas esta noite tomou maiores proporções.

Devido ao problema que se registou ontem - em que estivemos seis horas parados, à espera de assistência - fomos um dos últimos carros a sair, mas o dia foi fantástico, pistas muito giras, muito diferentes e interessantes. Fizemos três cordões de dunas sem problemas.

Quando antevia a participação nesta competição pensei que uma das proezas que teria de fazer
seria utilizar muitas pás, cavar bastante, mas felizmente hoje isso não aconteceu. Creio que
daqui para a frente não vão existir muito mais dunas, penso que hoje era o dia mais difícil a esse
nível.

A classificação, mais uma vez, não será boa, perdemos bastante tempo com a gestão do
enchimento dos pneus. Colocámos ar quando não era suposto e vice-versa e demorámos imenso
tempo na gestão dessa situação ao longo da especial. Não fizemos uma gestão 100% eficaz dessa
situação.

De qualquer modo continuei a aprender, diverti-me imenso, foi um dia em que o Mokka esteve
irrepreensível, sem problemas mecânicos. Viemos sempre a andar, em muitas das pistas fizemo-lo
a um bom ritmo. Naturalmente, por termos saído muito cá para trás, tivemos de fazer muitas
ultrapassagens, o que também nos condicionou um pouco.

Foi mais uma etapa diferente do que vivemos até aqui, fizemos muitos quilómetros em rios de areia que dão um prazer de condução imenso. Estamos felizes. O Mokka sofreu um bocadinho, a etapa era dura, mas está em condições.

Vamos também falar com a organização a ver se conseguimos partir um pouco mais à frente. A
partir de agora começamos a pensar mais no final, faltam duas etapas e vamos fazer essa gestão
porque queremos muito chegar ao fim. Queria andar mais, desfrutar mais, mas temos esse
objetivo por cumprir, portanto há que gerir essa situação da melhor maneira até ao final da
corrida.

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Nuno Matos, piloto de Todo-o-Terreno, escreve diariamente no DN online uma crónica, até ao dia 23 de abril, no âmbito da prova Morocco Desert Challenge

Nuno Matos terminou esta sexta-feira a 5ª etapa na 24ª posição e, após as 5 especiais já decorridas, ocupa o 28º lugar à geral da sua categoria.
Mais informações em: http://www.morocco-desert-challenge-live.com

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