Cristina Branco apresentou a sua "Menina" no festival Bons Sons
Ainda há dois dias estava no Sol da Caparica, acompanhada pelo pianista Mário Laginha, a cantar as músicas de Chico Buarque, e ei-la agora aqui, a estrear um novo espetáculo, composto quase totalmente pelos temas de Menina, o 14º disco da carreira de Cristina Branco, com lançamento previsto para 16 de setembro.
"Nota-se que estou um bocadinho nervosa?", perguntou a cantora, a meio do espetáculo, ao público que enchia o Largo do Rossio, em Cem Soldos, a aldeia perto de Tomar onde até segunda-feira decorre o festival Bons Sons. Depois de alguns concertos no estrangeiro, esta foi a primeira vez que Cristina Branco apresentou os temas novos ao público em Portugal. Começando por A Meio do Caminho (letra de Nuno Prata e música de Peixe, ambos ex-Ornatos Violeta) e arriscando um espetáculo onde o público estava praticamente às cegas, conhecendo pouco mais do que o single já apresentado, E às vezes dou por mim ( música de Filho da Mãe e letra de André Henriques, dos Linda Martini).
Não terá sido fácil para quem estava à espera de ouvir os sucessos da cantora, mas quem ficou mais perto do palco e se deixou envolver pela voz de Cristina Branco, a cada tema a deixar os nervos para trás e a sentir-se mais segura, pôde descobrir algumas das novas canções, como a fantástica Alvorada, de Luís Severo - uma aliança improvável que representa bem o espírito deste disco. "Tenho muita sorte por ter muita gente boa a escrever para mim", explicou.
Ouviu-se um já antigo mas sempre atual Fado do Mal Passado (letra de Júlio Pomar e música do maestro Vitorino de Almeida) sobre a "eterna questão do novo fado e do fado tradicional", e, entre as canções novas, não passaram despercebidos a letra certeira e o ritmo de Boatos (de Jorge Cruz, dos Diabo na Cruz), e ainda O Gesto Dela (letra de Ana Bacalhau, dos Deolinda, e música de Luís Figueiredo).
Acompanhada pelos músicos Bernardo Moreira (contrabaixo), Luís Figueiredo (piano) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Cristina Branco pôs toda a gente cantar Bomba Relógio, de Sérgio Godinho, e sobretudo, no grande final, com Tudo Isto É Fado, de Amália Rodrigues.
Após esta apresentação no festival Bons Sons, o próximo concerto desta Menina acontece na Festa do Avante e depois, em outubro, Cristina Branco segue em digressão com os novos temas.