"Crise", disse ela

Publicado a
Atualizado a

A recuperação económica, tão desejada por todos, dominou a reunião do Eurogrupo e Econfin, ontem em Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, cuja sede é o Centro Cultural de Belém. Christine Lagarde falou em "divergências" na forma como as nações vão recuperar. Cada país terá o seu ritmo e o avanço da vacinação será decisivo para reanimar as empresas e a confiança dos consumidores e dos investidores. "Acreditamos que dada a incerteza do que estamos a enfrentar, e a divergência do que vamos observar, que as políticas coordenadas e de apoio continuarão a ser necessárias nos próximos meses, para assegurar que a recuperação está bem em marcha", vincou a presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Lagarde lembrou que há quem recupere da crise só em 2023 e salientou a importância de manter apoios para aqueles "que provavelmente não vão ver a situação restabelecida em 2022". A líder do BCE afirmou estar a referir-se às pessoas que ou estão atualmente em subemprego [tempo parcial, por exemplo] ou em inatividade. A fragilidade social é grande e a antiga líder do Fundo Monetário Internacional (FMI) não quis deixar de o dizer, em Lisboa. Ao mesmo tempo juntou ao seu discurso assertivo um pedido: "atenção especial" para o um possível crescimento do crédito malparado na zona euro, e para "o provisionamento que está a começar a ser retirado pelos bancos". Mais: "Vamos observar mais falências", alertou, "porque têm sido dramaticamente baixas nos últimos meses, e irão certamente subir". Lagarde tem razão. Quando olhamos para os números, parece que o pior ainda está para vir... Quando os apoios se desvanecerem ou terminarem mesmo (sim, porque esse dia chegará), como está o tecido empresarial europeu? Ninguém tem a resposta certa a esta pergunta.

Apesar de algum otimismo que prevalece entre os governantes e alguns economistas - relativamente ao próximo período de veraneio que, por sua vez, fará aumentar o consumo -, o tom é de prudência e de vigília permanente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt