Criminalidade violenta diminuiu 12,6% nos primeiros seis meses do ano

Diminuição de 1203 ocorrências registadas ao nível da criminalidade violenta no primeiro semestre de 2016 face a igual período de 2015
Publicado a
Atualizado a

A ministra da Administração Interna disse esta segunda-feira que os índices de criminalidade violenta e criminalidade participada diminuíram 12,6% e 8% no primeiro semestre deste ano, respetivamente, face a igual período de 2015.

Constança Urbano de Sousa intervinha no debate parlamentar sobre o Orçamento de Estado para 2017, que ascende a 2077 milhões de euros "sem consolidação" e traduz "um aumento de 54 milhões de euros face à dotação inicial de 2016".

A governante precisou que houve menos 1203 ocorrências ao nível da criminalidade violenta no primeiro semestre de 2016, assim como um decréscimo de 13 783 participações em matéria de criminalidade participada no mesmo período face aos primeiros seis meses de 2015.

Luís Marques Guedes (PSD) questionou os dados do orçamento para 2017, considerando que diferem dos elementos fornecidos pelo Ministério das Finanças e que não há acréscimo efetivo de verbas face a 2016.

Constança Urbano de Sousa disse também que vão ser externalizados os serviços de messes e bares nas forças de segurança, permitindo que agentes "formados e pagos como polícias" mas que estão a "servir cafés" possam ser afetos à atividade operacional ou, no caso dos mais velhos, substituírem os mais novos que estão a realizar tarefas administrativas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt