Criança tropeça em museu e faz buraco em quadro de 350 anos... e de um milhão de euros

O acidente foi registado pelas câmaras do museu. Depois de cair, o rapaz olha para o quadro e em volta, embaraçado, até ser abordado por uma guia. Veja o vídeo.
Publicado a
Atualizado a

Um rapaz taiwanês estragou um quadro do século XVII avaliado em 1,2 milhões de euros. A criança, de 12 anos, tropeçou durante a visita a uma galeria de Taipei e acabou por enfiar a mão num quadro com mais de 350 anos.

[youtube:zz_7Q-yxLF4]

O acidente foi registado pelas câmaras do museu. Depois de cair, o rapaz olha para o quadro - uma pintura a óleo numa tela de dois metros - e olha em volta, embaraçado, até ser abordado por uma guia. A exposição fechou temporariamente, depois do incidente, mas voltou a abrir no mesmo dia.

Os organizadores da exposição já disseram que não vão pedir qualquer indemnização à família do rapaz. O quadro de Paolo Porpora, intitulado "Flores", faz parte de uma coleção privada e está coberto pelo seguro, que vai assegurar o restauro, explicou Sun Chi-hsuan, citado pela Focus Taiwan News.

A exposição "Face of Leonardo: Images of a Genius" levou até Taipei meia centena de obras de pintores do Renascimento. "Todos os 55 quadros nesta galeria são peças autênticas e muito raras e preciosas. Uma vez danificadas, ficam permanentemente danificadas... esperamos que todos nos ajudem a proteger estas preciosas obras de arte", escreveram os oganizadores no Facebook.

O jornal britânico The Guardian lembra que esta não é a primeira vez que visitantes mais desastrados destroem obras de arte: em 2006 um homem tropeçou nos atacadores no Museu Fitzwilliam, em Cambridge, e partiu três vasos chineses com 300 anos.

E nem os quadros de Picasso estão a salvo: o milionário Steve Wynn deu uma cotovelada ao quadro "O Sonho", que ainda assim conseguiu vender por 134 milhões de euros em 2013.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt