Criações dos portugueses Luís Buchinho e Diogo Miranda conquistam Paris

Os telediscos dos anos 1980 e a obra do arquiteto mexicano Luis Barragan inspiraram propostas dos criadores lusos na Semana de Prêt-a-Porter na capital francesa. Segue-se agora a ModaLisboa, no dia nove de outubro.
Publicado a
Atualizado a

Com apenas 26 anos, Diogo Miranda mostra, pela segunda vez consecutiva, as suas criações na Semana de Prêt-à-Porter em Paris. O estilista natural de Felgueiras exibiu ontem à tarde a sua coleção primavera-verão 2016, no Espace Pierre Cardin, na Cidade-Luz. Diogo Miranda apresenta uma coleção inspirada na obra do arquiteto mexicano Luis Barragan.

Segundo o designer, Barragan "é reconhecido pelas linhas retas, código do movimento modernista". Cores vivas, entre as quais se destacam os tons de rosa, fúcsia e salmão, em contraste com o preto e o navy, são a paleta usada nesta coleção e os materiais utilizados, como o crepe de seda ou um brocado, ajudam a "criar profundidade e acentuar a silhueta com linhas arquitetónicas", explica Diogo Miranda.

O imaginário dos telediscos dos anos 1980, com os seus penteados, padrões e cores exageradas, inspirou a nova coleção de Luís Buchinho. O estilista, que neste ano comemora 25 anos de carreira, apresentou na sexta-feira ao final da tarde as suas propostas. Buchinho dividiu a sua coleção em três momentos: o primeiro, inspirado na femme fatale em branco e preto (tal como no videoclip The Chauffeur dos Duran Duran); o segundo, o lado boyish das primeiras boy bands (Buchinho recorda, por exemplo, Spandau Ballet) e ainda a moda excêntrica dos grupos como Culture Club e Thompson Twins.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt