'Cosmos' é um dos melhores filmes do ano fora dos EUA

Realizado por Andrzej Zulawski em Portugal, ocupa o sexto lugar numa lista da revista <em>Film Comment </em>para o que de melhor se fez no cinema que não teve distribuição nos ecrãs americanos
Publicado a
Atualizado a

Cosmos, realizado pelo polaco Andrzej Zulawaki e produzido por Paulo Branco, foi eleito pela revista americana Film Comment , publicação da Film Society of Lincoln Center, um dos melhores filmes de 2015 sem distribuição nas salas de cinema dos Estados Unidos.

[youtube:z2P2R0mAZJE]

A lista em que o filme que conta com a atriz portuguesa Victoria Guerra, que contracena com Sabine Azéma ou Jean-François Balmer, é encabeçada por Right Now, Wrong Then, do sul-coreano Hong Sangsoo.

[artigo:4911045]

[citacao:O filme que Manoel de Oliveira deixou guardado até à morte também está na lista]

Cosmos, uma adaptação cinematográfica da obra homónima de Witold Gombrowicz, venceu este ano o Leopardo para Melhor Realização no festival de Locarno, onde primeiramente foi apresentado.

Nos filmes de 2015 eleitos pela Film Comment consta ainda, no 13.º lugar, Visita ou Memórias e Confissões, o filme autobiográfico que Manoel de Oliveira realizou em 1982 para ser exibido, como foi, após a sua morte. Até então, a cópia que começou por ser exibida no festival de cinema de Cannes deste ano, esteve guardada na Cinemateca Portuguesa.

[artigo:4547247]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt