Controverso ex-presidente de Toronto morre de cancro
Rob Ford, ex-presidente da Câmara de Toronto, Canadá, morreu hoje, aos 46 anos, vítima de cancro. Os últimos anos da sua carreira política ficaram marcados por muitas polémicas, a maioria relacionada com o consumo de álcool e drogas, que o tornaram conhecido a nível internacional.
"A família pede que respeitem a privacidade e se juntem no luto e nas orações", diz uma mensagem dos familiares de Rob Ford citada pela Canadian Broadcasting News.
[Twitter:712294835328315392]
O estado de saúde do antigo autarca agravara-se nas últimas horas, tendo começado a receber cuidados paliativos, depois de os últimos tratamentos de quimioterapia terem falhado.
Rob Ford ganhou fama internacional depois de várias controvérsias relacionadas com o consumo de álcool e drogas e com a contratação de prostitutas.
Em maio de 2013, o jornal Toronto Star e o blogue Gawker avançaram a existência de um vídeo, no qual o autarca surgia a fumar crack. Rob Ford recusou comentar, alegando que não podia comentar algo que nunca vira. Desafiou até a polícia a adquirir o vídeo e publicá-lo.
As autoridades conseguiram, de facto, ter acesso às imagens, mas só em outubro, e confirmaram que estas faziam justiça àquilo que a imprensa havia relatado. Perante isso, Rob Ford viu-se obrigado a admitir o consumo de "crack". No entanto, desmentiu ser viciado.
[artigo:3516595]
"Sim, eu fumei crack", disse. "Sou viciado? Não. Experimentei? Provavelmente numa das minhas bebedeiras, provavelmente há aproximadamente um ano", acrescentou Rob Ford, seis meses depois de rumores e especulações.
Após os escândalos, o então autarca de Toronto acabou por ficar com os seus poderes reduzidos. "Eu faria exatamente a mesma coisa se houvesse um mayor a comportar-se como eu me comportei", reagiu Rob Ford.
[artigo:3535727]
Apesar disso, o político não desistiu e no início de 2014 avançou com uma nova candidatura à Câmara de Toronto. Em setembro, contudo, teve de desistir das eleições quando lhe foi diagnosticado lipossarcoma pleomórfico, um tumor raro e difícil de combater nos tecidos moles.
[artigo:4122410]
"É com o coração apertado que vos digo que não estou capaz de prosseguir a campanha para a minha reeleição como presidente", disse Rob Ford num comunicado à população.
"Agora poderei ter de viver o combate da minha vida", acrescentou o polémico autarca.
O combate terminou hoje e Rob Ford perdeu-o.