Conto de fadas do Marbella com dedo de magnata russo

Clube da II Divisão B espanhola é o único dos países com campeonatos mais representativos da Europa que venceu todos os jogos nesta época
Publicado a
Atualizado a

O modesto Marbella, da II Divisão B espanhola, vai fazendo história por estes dias. O motivo é simples: é atualmente o único clube dos países com campeonatos mais representativos da Europa que soma vitórias em todos os jogos que disputou - sete, todos relativos ao campeonato que disputa.

Na Holanda, o Feyenoord também tem um registo idêntico na Liga holandesa, com oito triunfos em outros tantos jogos, mas nas competições europeias o clube treinado pelo antigo internacional Giovanni van Bronckhorst já foi derrotado. O único invicto é, por isso, o Marbella, líder do Grupo IV da II Divisão B do país vizinho, embora existam outros casos de igual sucesso mas em ligas com pouca expressão - New Saints, do País de Gales, Triglav, da Eslovénia, e Banants, da Arménia.

O que se passa em Marbella era algo impensável na temporada passada, quando o clube atravessava uma grave crise de resultados e esteve mesmo perto de descer de divisão. Mais, as dívidas precipitavam o clube para a falência.

Até que apareceu o magnata russo Alexander Grinberg, fanático por futebol, que comprou o clube em maio do ano passado, pagando as dívidas no valor de 250 mil euros e formulando o desejo de levar o clube até à I Divisão. A primeira grande aposta foi a contratação do tunisino Mehdi Nafti para treinador. O técnico africano soube conquistar os jogadores e neste momento é líder isolado da sua série, com 21 pontos, 14 golos marcados e cinco sofridos.

O Abramovich do Marbella, como é conhecido, já está a fazer planos a curto prazo e espera chegar ao convívio dos grandes dentro de três a quatro temporadas. "Adoro Marbella, adoro futebol, quero que o clube esteja no lugar que merece, e esta cidade também. Vamos com calma, mas é inegável que queremos chegar lá. Estamos a caminhar devagar, estamos a criar todas as condições para os jogadores, mas isso não é apenas importante na equipa principal, vamos apostar muito nos nossos jovens. Era fácil chegar aqui e pôr muitos jogadores na primeira equipa, mas não é isso que queremos fazer", disse Alexandre Grinberg, citado pela imprensa espanhola.

"Claro que vamos perder. Começámos bem, mas teremos percalços, como todos. Quando cheguei aqui no ano passado o Marbella também tinha começado só com vitórias, mas depois na altura que em peguei no clube as dívidas eram enormes e não ganhavam há 14 jogos. Volto a dizer, vamos com calma. Agora está tudo a ser bem estruturado", referiu o milionário, cujo nome consta na lista da Forbes como um dos empresários mais ricos do mundo.

19 reforços nesta época

É certo que Alexander Grinberg revelou que pretende fazer "as coisas com calma", mas também é um facto que o russo fez várias alterações já nesta temporada, com a contratação de nada mais nada menos do que 19 jogadores para a primeira equipa, ou seja, fez uma autêntica razia no plantel principal, indo recrutar alguns jogadores a clubes como o Villarreal ou o Sevilha, da I Divisão espanhola.

"Vimos o que tínhamos e o que necessitávamos para os planos que traçámos a médio prazo. Entendemos que eram necessários reforços, mas nestas ligas é normal que os plantéis mudem muito em cada temporada. Felizmente as coisas têm corrido bem, mas temos a cabeça bem preparada para tudo o que possa acontecer no futuro. Temos recebido elogios, os resultados têm sido bons, as exibições também, mas sabemos que tudo pode mudar. Os nossos planos? Ninguém nega que queremos subir de divisão e chegar o mais longe possível nos próximos anos", revelou o treinador Mehdi Nafti.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt