Consumo de frutos secos melhora qualidade do esperma
O hábito de comer diariamente nozes, amêndoas e avelãs melhora a qualidade e a quantidade do esperma, nomeadamente a vitalidade, a forma e mobilidade, fatores que estão diretamente ligados à fertilidade masculina, concluiu um estudo espanhol, realizado pela Universidade Rovira i Virgili (URV), em Reus, Tarragona, cujos resultados foram apresentados na quarta-feira em Barcelona no congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia.
"O nosso trabalho mostra o papel benéfico do consumo contínuo de nozes em relação à qualidade dos espermatozoides", sintetiza o professor Albert Salas-Huetos, responsável pelo ensaio clínico, citado pelo jornal ABC . Defende ainda que as evidências que resultaram deste estudo mostram "a necessidade de novas pesquisas para o estabelecimento de recomendações dietéticas específicas para homens".
Como foi feito o estudo
Participaram neste estudo 119 voluntários, entre os 18 e os 35 anos. Homens saudáveis, mas com uma dieta pobre em legumes e frutas. Foram divididos em dois grupos distintos, sendo que num deles, os participantes consumiram 60 gramas diárias de frutos secos, que incluíam nozes, amêndoas e avelãs e no outro grupo foi mantida a dieta normal.
No início e no fim deste ensaio clínico, foi analisado o sangue e o esperma dos indivíduos dos dois grupos. Após 14 semanas, concluiu-se que o número de espermatozoides aumentou 16% nos homens que consumiram frutos secos.
Ao fim dos três meses e meio foi detetado ainda um aumento de 4% na vitalidade, 6% na mobilidade e 1% na morfologia do esperma dos indivíduos do grupo que consumiu diariamente frutos secos. Fatores que, de acordo com os autores do estudo, estão diretamente ligados à fertilidade masculina.
De acordo com o jornal La Vangardia, o trabalho realizado pela URV junta-se a outros estudos que revelam que gorduras ómega 3 e micronutrientes antioxidantes, abundantes em nozes, influenciam a qualidade do esperma.
Mas apesar das vantagens benéficas do consumo diário de frutos secos, Albert Salas-Huetos alerta. "Não podemos dizer aos casais que querem ter um filho que comam nozes. Não seria correto fazer recomendações a partir de um único estudo". Salas-Huetos prefere sublinhar que a importância de um estilo de vida saudável, "que incluiu uma boa alimentação, além de evitar o tabaco e o excesso de alcool e de stress, ajuda a melhorar os parâmetros de fertilidade", diz o responsável pelo estudo espanhol, citado pelo La Vanguardia. Mas é "evidente" que os frutos secos "são uma componente chave da saudável dieta mediterrânica", sublinha o professor.