Consulta do Universitário ajuda a tratar pânico e depressões

Ansiedade generalizada, perturbação de pânico, episódios depressivos e doenças mais graves como a esquizofrenia são as principais patologias identificadas nos estudantes da Universidade do Porto que recorrem à "Consulta do Universitário", disse hoje à Lusa fonte oficial.
Publicado a
Atualizado a

"Alguns estudantes, a maior parte, vêm-nos procurar com patologia do foro ansioso e depressivo, sobretudo estudantes que estão deslocados das casas da família de base, mas também temos um grupo bastante representativo de indivíduos que têm patologia mais grave, tipo esquizofrenia", explicou Celeste Silveira, médica psiquiatra, numa entrevista telefónica à Lusa.

No sábado passado, um estudante universitário de Medicina, com problemas psiquiátricos, deixou de tomar a medicação e agrediu os pais à dentada, obrigando-os a receber tratamento médico por ferimentos ligeiros.

O Hospital de S. João, no Porto, tem desde 2007 a funcionar a "Consulta psiquiátrica e saúde mental do estudante universitário", um apoio gratuito a que cada vez mais estudantes de todas as faculdades recorrem, sobretudo os alunos de Medicina, pelo facto de estudarem no mesmo local onde é dada a consulta.

"Julgo que tem havido um acréscimo de procura da consulta do universitário. Por um lado, porque há mais informação, por outro, porque essa informação passa de estudante para estudante", afirmou.

A médica psiquiatra considera, todavia, que a procura de apoio da parte dos estudantes ainda não é a suficiente.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt