Conservas Papa Anzóis. Cartada forte do Barlavento

A marca Papa Anzóis de conservas impôs-se tranquilamente e está já entre as melhores do país. É a primeira desde há várias décadas a surgir no barlavento algarvio e resulta da visão e inovação de jovens empresários. Assim é que é!
Publicado a
Atualizado a

O esmagador pendor industrial da conserva de peixe face ao minúsculo aspeto artesanal dessa área que outrora tanta glória angariou a Portugal é esmagador. Autênticas aldeias com vida própria totalmente orientadas para a pesca, tratamento e processamento albergavam outrora famílias inteiras, criando um padrão de assinatura nos diferentes pólos regionais onde se fixaram, ainda hoje são visíveis e visitáveis. Tudo o que atualmente acontece é contudo reflexo e resultado da experiência passada, e globalmente podemos encher o peito pela evolução positiva e sustentada que o sector conserveiro tem apresentado.

A criatividade e o conhecimento são os dois grandes pilares sensíveis por que se pauta a atividade e como que abençoados por um certo desígnio insistimos em não deixar os créditos por mãos alheias.

Nos primórdios das conservas em lata de folha da Flandres, o peixe cozia já dentro das embalagens e era assim que se garantia a boa condição e durabilidade da conserva. Ainda hoje se pratica nos produtos de baixo custo, e reconhece-se pela ordem aleatória que encontramos quando abrimos cada lata.

No segmento superior, tratamentos como despinhamento e extração da pele são feitos após a cozedura do pescado por mãos experientes. A colocação nas embalagens é depois feita com muito mais cuidado, resultando numa impressão de ordem e qualidade superiores.

Qualquer base de batata cozida e legumes, por exemplo, é valorizada com a abertura de uma lata diretamente para o prato, o que é um regalo para os sentidos. Lava, além disso, o preconceito das gerações anteriores em relação à lata ser apenas comida de recurso; não é verdade, de todo em todo, que se trata de produtos menores.

Está aí toda uma nova geração que arregaçou mangas e decidiu criar caminhos que visam fazer jus ao esforço dos que lhes precederam. Conheci a marca Papa Anzóis há apenas alguns meses, rendi-me de imediato, pelo sabor - que é o mais importante - mas muito também pelo que significam em termos da oferta algarvia na fileira das conservas.

A Conserveira do Arade fica no barlavento algarvio, junto a Portimão, mais concretamente no Parchal, onde desde há muito não há notícia de projetos sólidos de conservas. Manuel Mendes e Vincent Jonckheere são os responsáveis pela empresa e representam bem a nova vaga de empresários que apostam nas mais-valias do aspeto artesanal e manual e ao mesmo tempo estão alicerçados em conhecimento científico.

Nos produtos Saboreal que lançaram no início de 2021 colocaram no mercado duas petiscadas - tainha e cavala - compostas pelo peixe principal desfiado e amalgamado com legumes, resultado numa cândida e sápida solução para consumir com tostas ou pão. Ao mesmo tempo, criaram uma nova forma de conservar o peixe, assente na desidratação e não na cozedura.

O resultado é uma intensidade inédita no sabor, aproximando-se muito do sabor original. Era inevitável a criação de uma nova marca e família de produtos, carinhosamente batizada como Papa Anzóis, justamente o nome de um lugar do barlavento antigamente importante pólo de produção de conservas.

São vendidas na Mercearia Criativa (Tel. 218 485 198) a 4,30 euros, em latas de 120 gramas. Sugestivamente numeradas de 1 a 3, são pelo menos prenúncio de que outros títulos estarão na calha.

São impressionantes pela franqueza de sabor e consistência de textura as sardinhas N.º 1, em azeite virgem extra biológico, prestando-se mesmo a integração em pratos diversos, o que mais gozo me deu foi um creme de amêndoas frescas, ponte que só resulta em tártaro de peixe cru mas aqui andou muito bem.

Utilizei um tomate coração de boi para fazer uma massa com as sardinhas N.º 2 limão e azeite a que juntei manjericão, servida tépida.

Já as sardinhas N.º 3 com malagueta e azeite, cheias de personalidade, gostaram da companhia de grão de bico e aipo que lhes acrescentei.

Importante mesmo é experimentá-las e dar-lhes muitas voltas. Está aqui uma nova marca para fixar e comprar forte para abastecer a despensa.

Conserveira do Arade

Zona Industrial do Pateiro Lote 8

8400-651 Parchal

Tel. 282 498 170

Email: geral@saboreal.pt

Loja online, packs compostos de 5 latas (21 euros). Envio direto.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt