Conservador Tony Abbott ganhou eleições na Austrália
"A coligação tem 74 lugares garantidos. Nesta base vai conseguiu uma maioria. Acho que podemos dizer que o Governo foi derrotado", disse Antony Green, analista eleitoral da televisão pública australiana.
A Austrália foi hoje a votos para escolher os novos representantes políticos para os próximos três anos e as primeiras projeções de resultados confirmam o favoritismo da oposição conservadora nas sondagens.
As urnas na costa leste fecharam às 18:00 horas (09:00 horas de Lisboa), mas os cidadãos da costa oeste tiverem duas horas suplementares para poderem votar.
O voto é obrigatório para os 14,7 milhões de eleitores australianos.
A ABC prevê que a coligação liderada pelo Partido Liberal conquistará 90 dos 150 lugares do parlamento contra 58 para os trabalhistas do primeiro-ministro cessante Kevin Ruud. Os dois lugares restantes serão conquistados pelos partidos independentes.
Vários ministros do Governo de Kevin Ruud tinham já reconhecido a derrota mesmo antes de terem sido conhecidas as projeções de resultados.
O partido Trabalhista esteve no poder durante dois mandatos consecutivos de três anos. Estes seis anos ficaram marcados pelo crescimento da economia, mas também por lutas internas no partido que desagradaram aos australianos.