Confrontos regressam à Esplanada das Mesquitas

Depois de uma semana de tensões, os confrontos irromperam ontem na Esplanada das Mesquitas, na Cidade Velha de Jerusalém, entre a polícia israelita e centenas de palestinianos.
Publicado a
Atualizado a

A violência fez uma dezena de feridos nos dois campos, disse à AFP a polícia e testemunhas. Quatro manifestantes palestinianos foram detidos, antes de a calma regressar ao local ao início da tarde.

"As forças de segurança e os palestinianos deixaram a Esplanadas. Várias dezenas de jovens palestinianos que se tinham barricado na mesquita de Al-Aqsa acabaram por a abandonar", declarou o porta-voz Micky Rosenfeld.

Local sagrado tanto para o islão como para os judeus, a Esplanada das Mesquitas é motivo constante de tensões entre as duas comunidades em plena Cidade Velha.

Terminada a oração de sexta-feira, "centenas de palestinianos" atiraram pedras contra a porta dos Magrebinos, único acesso à Esplanada das Mesquitas para os não-muçulmanos. Depois disso, centenas de polícias entraram no local, onde usaram granadas ensurdecedoras para dispersar os manifestantes.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt