Confronto entre marinha britânica e Guardia Civil acaba com "tiros de aviso"
O tabloide britânico The Sun, assim como o jornal The Telegraph, escrevem esta quinta-feira sobre um confronto entre a Guardia Civil espanhola e a marinha britânica junto à costa de Gibraltar, que aconteceu em abril. Ambos citam fontes do exército que afirmam que um navio da marinha britânica foi forçado a disparar "tiros de aviso" para alertar um navio espanhol que estava a interferir no trajeto de um submarino norte-americano, que se preparava para atracar em Gibraltar, território britânico ultramarino.
A 19 de abril, o jornal digital espanhol El Confidencial e o jornal local Andalucía Información ambos davam conta de um encontro desagradável entre as marinhas dos dois países perto de Gibraltar. Segundo o El Confidencial, o governo de Gibraltar prometera apresentar uma queixa formal à marinha espanhola pelo desacato, que teve lugar sábado, dia 16 de abril.
O El Confidencial escrevia então que um navio espanhol chamado Rio Cedeña, com base em Algeciras, se tinha aproximado demasiado das manobras de um submarino norte-americano que estava a entrar no porto de Gibraltar. O submarino nuclear, que transportava mísseis, ia fazer uma breve paragem em Gibraltar quando o Rio Cedeña se aproximou da rota que este percorria. O jornal espanhol, que sublinha estar a dar apenas a versão da história das autoridades britânicas, acrescenta que o Rio Cedeña se chegou a atravessar no caminho do submarino norte-americano, tendo sido afastado e redirecionado por uma lancha britânica.
Esta quinta-feira, o jornal The Sun escreve que o navio espanhol de patrulha costeira tentou por duas vezes passar pela rota do submarino espanhol, levando um dos navios da marinha britânica a disparar "tiros de aviso" para forçar o outro navio a afastar-se. O The Telegraph cita "fontes da defesa" que explicaram que é muito raro ser necessário disparar este tipo de sinal de aviso para alertar os navios espanhóis. "Só aconteceu um par de vezes nos últimos dois anos", escreve esse jornal.
[artigo:3322867]