Concerto pelo Japão reúne artistas em Nova Iorque
O concerto de beneficência decorrerá no Miller Theatre, em Nova Iorque, e as receitas de bilheteira reverterão directamente para ajuda humanitária aos que foram afectados no Japão pelo sismo seguido de tsunami ocorrido no dia 11. No espectáculo vão participar nomes de diferentes latitudes musicais, do rock ao jazz experimental.
Além de John Zorn, de Mike Patton, dos Sonic Youth e de Yoko Ono, foram também convidados Sean Lennon, Cibo Matto, Marc Ribot e Uri Caine.
O sismo e tsunami ocorridos nos Japão causaram uma catástrofe humanitária que está ainda por avaliar e uma grave crise nuclear. O balanço mais recente dá conta de 5.429 mortos e 9.594 desaparecidos. No Ocidente realizaram-se já outras acções de solidariedade na área da cultura.
A cantora norte-americana Lady Gaga colocou à venda no seu site na Internet uma pulseira que a própria desenhou e na qual tem inscrita a frase "Nós rezamos pelo Japão". Em 48 horas a cantora conseguiu angariar cerca de 178 mil euros, que irão reverter a favor das vítimas do Japão. Poucos dias antes do sismo, o grupo norte-americano Black Eyed Peas esteve em Tóquio a gravar um teledisco para o tema "Just can't get enough", pelo que decidiram acrescentar na abertura do vídeo uma mensagem dirigida aos que foram afectados.