Companhia aérea Qantas é considerada a mais segura do mundo

Veja a lista das melhores dez.
Publicado a
Atualizado a

A transportadora aérea australiana Qantas foi considerada a mais segura do mundo, de acordo com um relatório da AirlineRatings.com hoje publicado.

Usando um sistema que tem em conta auditorias levadas a cabo por autoridades da aviação e governos, bem como taxas de fatalidade, a Qantas foi nomeada a transportadora mais segura e com mais experiência.

A Qantas, que conta com 95 anos de funcionamento, foi destacada pelo "recorde extraordinário" em termos de segurança, ficando em primeiro lugar entre 449 companhias aéreas, incluindo empresas low-cost.

Entre as 10 transportadoras aéreas mais seguras figuram também a Air New Zealand, British Airways, Cathay Pacific, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines.

O relatório, citado pela agência Xinhua, surge depois de um ano particularmente negro para o transporte aéreo, com os acidentes dos voos MH370 e MH17 da Malaysian Airlines e do QZ8501 da AirAsia.

No entanto, apesar do número recorde de mortos (o mais elevado da última década), o número de acidentes em 2014 foi o mais baixo de sempre.

"Certamente que 21 acidentes aéreos fatais com 986 mortes - valores mais altos do que a média dos últimos dez anos - é doentio. No entanto, as companhias transportaram 3,3 mil milhões de passageiros em 27 milhões de voos", lembra o relatório.

"Dois dos acidentes do ano passado - MH370 e MH17 - foram situações sem precedentes nos tempos modernos, causando a perda de 537 vidas. Se olharmos para a situação há 50 anos, registaram-se 87 quedas que mataram 1.597 pessoas, numa época em que as companhias transportavam 141 milhões de passageiros [por ano], 5% do que transportam hoje", pode ler-se.

Entre as 10 transportadoras aéreas mais seguras figuram também a Air New Zealand, British Airways, Cathay Pacific, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa e Singapore Airlines.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt