Comissão eleitoral confirma vitória de Nawaz Sharif

A comissão eleitoral paquistanesa (ECP) confirmou hoje a vitória nas legislativas do fim de semana do partido do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif , que deverá ainda formar alianças com formações minoritárias para garantir a maioria no parlamento.
Publicado a
Atualizado a

Os resultados provisórios, mas quase completos, fornecidos pela ECP corroboram também a queda do Partido do Povo Paquistanês (PPP), que encabeçava o Governo cessante e fica agora longe do partido de

Os dados agora divulgados incluem os resultados de 254 das 272 circunscrições.

Os eleitores paquistaneses elegeram no sábado os 272 lugares da assembleia nacional que são eleitos por sufrágio direto, a que se juntam 70 deputados (60 mulheres e 10 membros de minorias religiosas) nomeados por escrutínio proporcional.

Sharif

Segundo analistas, deverá bastar-lhe convencer os deputados independentes a juntar-se ao seu Governo para alcançar a maioria, pelo que não deverá precisar de uma aliança formal com outro partido.

A Liga Muçulmana (PML-N) de Nawaz

Seguem-se os independentes, com 24 lugares, e o MQM, no poder na cidade meridional de Carachi, onde são eleitos quase todos os seus 18 deputados.

Nawaz

O futuro governante anunciou que a sua prioridade será endireitar a economia do Paquistão, gigante muçulmano afetado por uma crise energética sem precedentes, tendo já estendido a mão à Índia e aos EUA.

Os observadores internacionais consideraram as eleições de sábado uma vitória para a democracia, apesar de uma série de atentados e de ameaças dos talibãs paquistaneses do TTP, que se opõem ao escrutínio que consideram "não islâmico".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt