Comissão de Trabalhadores aplaude recondução da administração

A Comissão de Trabalhadores da RTP considerou hoje positivo a recondução do presidente do conselho de administração no cargo, uma vez que foi a equipa liderada por Guilherme Costa que concebeu o plano de sustentabilidade financeira da empresa.
Publicado a
Atualizado a

Em declarações à agência Lusa, Ângela Camila, da Comissão de Trabalhadores (CT) da RTP, afirmou ser "positivo que não haja mudanças de administração quando há alterações de Governo".

A responsável lembrou que a Comissão de Trabalhadores "sempre tem expressado discordância que seja o Governo a reconduzir a administração", considerando que "devia ser o Parlamento" a ter esse papel.

A recondução da administração - que passará a ter três administradores, ao contrário dos actuais cinco - "é uma opção do Governo", adiantou Ângela Camila, acrescentando que esta equipa gestora "está melhor preparada dada a situação que se avizinha".

A 24 de outubro, Guilherme Costa apresentou o plano de sustentabilidade financeira da RTP, depois de aprovado pelo ministro da tutela, Miguel Relvas, prevendo reduzir em cerca de 300 o número de trabalhadores, a autonomização da RTP Meios, reduzir drasticamente os custos e manter a publicidade no canal que não for alienado, entre outras medidas.

Este plano terá de ser cumprido até final de 2012.

"A responsabilidade do plano de sustentabilidade financeira é desta administração e não fazia sentido ser outra, que acabaria por ser uma mera executora", explicou, salientando que isto não significa "estar de acordo com o plano".

Tendo a administração "uma responsabilidade acrescida" e sendo a responsável pelo plano, a sua recondução "permite uma melhor discussão entre a administração e os trabalhadores".

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, anunciou na quarta-feira, no Parlamento, que tinha endereçado um convite a Guilherme Costa para este renovar o mandato, o que foi aceite.

O mandato de administração da RTP terminava no final do ano.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt