Os jogos online são uma nova ferramenta de marketing para a chamada comida pouco saudável, depois do mesmo ter sucedido na televisão, aponta um estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior, em Maio..Investigadores da Davis School of Medicine, na Universidade da Califórnia (UC), detectaram que os advergames (jogos com publicidade) têm em média 45 vezes mais dados sobre marcas do que informação nutricional ou de exercício físico. Este tipo de jogos, que junta "animação interactiva, conteúdos em vídeo e publicidade, expõem as crianças durante bastante tempo a mensagens online que promovem principalmente marcas e produtos". Os autores do trabalho recomendam "uma maior regulação das empresas alimentares com foco nos jovens"..Alimentos ricos em açúcar e que provocam obesidade "dominam" os anúncios televisivos, refere Diana Cassady, uma das responsáveis do estudo e professora de saúde pública na UC Davis. "Em simultâneo, notámos que muitos anúncios na televisão apontavam para sítios Web de empresas e fomos saber como eles são usados para comunicar com as crianças sobre a alimentação.".Esta ligação era particularmente notória nos canais Cartoon Network e Nickelodeon, que foram analisados entre Agosto de 2006 e Março de 2007, nos horários pós-escola e aos sábados de manhã. Após verem 19 sítios Web, 290 páginas Web e 247 advergames, detectaram que um terço da publicidade era sobre comida e que 84% usavam os jogos online para prolongar a exposição das marcas e logótipos mas havia um reduzido número de informação útil sobre nutrição ou exercício físico.