Comércio mundial com maior queda desde a II Guerra

O comércio mundial caiu 12% em 2009, com a crise económica a fazer os fluxos comerciais atingir níveis mínimos desde 1945, disse hoje o director-geral da Organização Mundial do Comércio, Pascal Lamy.
Publicado a
Atualizado a

"O comércio global foi também uma vítima da crise, registando uma contracção em volume de 12% em 2009", disse Lamy, em declarações no European Policy Centre, um grupo de investigação e reflexão com base em Bruxelas.

"Foi o declínio mais acentuado desde o fim da Segunda Guerra Mundial", acrescentou o responsável, afirmando que a quebra torna "economicamente imperativa" a conclusão em 2010 das negociações da Ronda de Doha sobre o comércio internacional, que vivem actualmente um impasse.

As negociações da Ronda de Doha, que começaram em 2001 com o objectivo de desmantelar as barreiras comerciais às exportações dos países mais pobres, bloquearam depois de divergências insanáveis, até agora, entre os EUA, a União Europeia e os maiores países em vias de desenvolvimento, como a Índia e a China.

Pascal Lamy considerou que a "queda livre" no comércio foi causada pela redução na procura em todas as maiores economias do mundo, bem como pela falta de financiamentos às trocas comerciais e pelo aumento das tarifas e dos subsídios que os países deram às suas economias.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt